Nesta extensão os usuários do navegador em questão encontrarão mais proteção de suas contas do Google, entre elas a do e-mail, dificultando assim a ação de criminosos cibernéticos tentando roubar senhas ou outras informações pessoais. A extensão está sendo denominada de "Alerta de Senha" tendo como função principal, impedir que usuários informem suas combinações em qualquer site. O Google informa ainda que o "plugin" é de código-aberto e está disponível apenas para o navegador Chrome.

O Alerta de Senha é capaz de detectar sites falsos de login do Google, uma vez que sua própria descrição indica que ele confere o HTML de cada página que seu usuário for acessar e ainda confere se a senha digitada é verdadeira ou não. Caso a página visitada pelo usuário do Chrome tiver uma URL diferenciada de "accounts.google.com" ou até mesmo tiver um código distinto, o add-on da nova extensão emitirá um alerta assim que o usuário escrever a palavra-chave.

Mas como ele detecta isto? Segundo um comunicado da empresa, o navegador memoriza uma versão embaralhada da senha assim que o plugin é instalado e posto para funcionar, sendo que quando o usuário digitar o conjunto de caracteres guardados pelo plugin, o mesmo consegue identificá-lo e emitir na hora certa o aviso sugerindo a troca de combinação. De acordo com o Google, milhões de websites e emails de phising são enviados todos os dias, sendo que mais ou menos 2% das mensagens enviadas pelo Gmail possuem o objetivo de roubar senhas.

Em relação à extensão lançada para o Chrome, o engenheiro-chefe do Alerta de senha do Google, Drew Hintz, diz o seguinte: "Até este momento, a decisão de inserir ou não a senha é deixada para o usuário, assim esperamos que os mesmos saibam a diferença entre esses sites, e isso é algo razoável de se pedir aos mesmos".

A extensão levou cerca de três anos para ser criada, sendo ela uma adição a outras decisões de segurança criadas pelo Google, onde encontramos ainda a tecnologia de navegação segura que alerta usuários contra sites potencialmente maliciosos e ferramentas de verificação que ajudam na proteção de contas particulares.