O anúncio publicado nesta terça-feira no site da rede social Facebook Newsroom. O novo aplicativo funcionará gratuitamente e tentará transformar o serviço para dispositivos móveis em uma plataforma completa. Atualmente o Messenger conta com mais de 600 milhões de usuários.

A novidade irá concorrer com outros serviços similares, bem como o Facetime (disponível apenas para os aparelhos da Apple), Skype e Hangouts. Por enquanto será possível realizar chamadas individuais e entre dois dispositivos móveis, independentes dos sistemas operacionais utilizados pelos mesmos.

Para realizar a chamada em vídeo é muito simples, basta o usuário tocar num botão para câmera frontal ser ativada e começar a conversa por vídeo. Em nota, o Facebook explica o seguinte: "As chamadas de vídeo em nosso serviço de mensagem instantânea poderá ser realizado de um celular para outro, mesmo que o usuário tenha um sistema operacional diferente em seu aparelho".

O novo serviço de chamadas em vídeo no Messenger estará disponível para os seguintes países a partir de hoje: Bélgica, Canadá, Croácia, Dinamarca, França, Grécia, Irlanda, Laos, Lituânia, México, Nigéria, Noruega, Omã, Polônia, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e Uruguai. O setor de comunicação do Facebook alerta que a empresa lançará o serviço em outros países nos próximos meses.

Então a gente precisa esperar.