Após vender a divisão de dispositivos móveis à Microsoft há quase dois anos, a Nokia se prepara para retornar ao mercado. Duas pessoas próximas à empresa garantem que em 2016 a Nokia voltará a vender smartphones, entretanto, a empresa finlandesa não planeja entrar no mercado com força total e sim em um esquema bem menos pretensioso.

Vale lembrar que recentemente ela já lançou o tablet N1, que roda com sistema operacional Android, aparelho esse muito semelhante ao iPad mini, da Apple. Sem muitos detalhes de que forma a companhia pretende retornar ao mercado de smartphones, os boatos apenas indicam que ela usará o mesmo esquema que usou para lançar o N1.

Da antiga Nokia, apenas três setores sobraram o menor destes setores é o que será responsável pelo lançamento dos novos dispositivos. Eles serão desenvolvidos pela "Nokia Technologies", que após a conclusão dos estudos e testes, vai terceirizar fabricação e das vendas dos aparelhos. O acordo firmado entre a Nokia e a Microsoft impede a companhia finlandesa de vender smartphones ou até mesmo de usar a sua marca em produtos do tipo até o terceiro trimestre de 2016, portanto, é bem provável que depois dessa data é que deverão surgir os novos smartphones da Nokia.

A Nokia ainda estaria planejando entrar em projetos relacionados à realidade virtual, com parceria do Facebook e Samsung, além de outras empresas que não foram relacionadas.

Richard Kerris, ex-executivo da Nokia, declarou recentemente que a empresa possuiu uma variedade de projetos em desenvolvimento: "Eles possuem um monte de coisas grandes em desenvolvimento e isto me deixou muito confiante em relação à marca Nokia, acredito que ela é uma empresa que não está indo embora".

Ainda sobre o assunto, Kerris diz que as pessoas irão se surpreender com algumas coisas que ele viu dentro das instalações da Nokia se essas chegarem ao mercado: "A Nokia continua viva; assim como eu, muitos ainda acreditam que a companhia irá impactar o mercado de smartphones da plataforma móvel da Microsoft". 

Com informações do: Re/Code