A privacidade é um direito que todos temos, no entanto, é difícil saber até onde podemos mantê-la, afinal, nem toda segurança do mundo pode garantir que não estejamos sendo vigiados neste exato momento, por isso, tal privacidade só pode ser garantida em um nível meramente superficial como, por exemplo, dentro de nossa casa, utilizando recursos que dificultam o monitoramento indesejado de pessoas como sua namorada(o) ou mãe.

Cookies podem ser desde informações básicas sobre imagens de uma página até a última data em que você a acessou, o mesmo vale para o seu histórico, que lista as páginas acessadas e as datas em que você a acessou, dados de preenchimento de formulário guardam as informações que você faz em um login (apenas se você permitir) ou preenchendo um questionário e outros arquivos temporários são os rastros que seu computador registra e deixa a vista para quem quiser vê-los.


Modo InPrivate do Explorer

Estas informações, muitas vezes inúteis, podem ser facilmente acessadas e um histórico de visitas não muito agradável pode ser encontrado por alguma pessoa que tenha acesso à sua máquina e que você não queira que as veja, por isso, é importante usar o modo anônimo de navegação para evitar tais dores de cabeça.

O que o modo anônimo faz?

O que um modo anônimo faz é basicamente ignorar todo tipo de rastro que seu navegador possa gerar, estes "rastros", por si só, são os cookies, históricos, dados de preenchimento de formulários e outros arquivos temporários que falamos anteriormente, que ficam guardados em uma pasta específica do browser para que, depois de acessar uma mesma página por mais de uma vez, essas informações sejam importadas e o carregamento seja mais rápido.


Modo de Navegação Privativa do Firefox

O que o modo anônimo não faz?

Em praticamente todos os navegadores de internet presentes no mercado existe um modo de navegação anônima onde a promessa é que ninguém possa saber o que estamos acessando, no entanto, esse anonimato é muito menor do que parece.

Muitas pessoas acham que estão completamente seguras acessando seus sites favoritos no modo anônimo, no entanto, as informações escondidas de seu computador podem estar sendo roubadas por algum cracker que tenha instalado um malware em sua máquina. Este malware pode estar de olho em cada passo que você dá não só na internet, roubando informações pessoais e, talvez, até informações bancárias se você costuma acessar sua conta pelo computador.

Outro furo do modo anônimo é na utilização de redes públicas, como a da sua universidade, que muito provavelmente pode estar registrando os dados que o IP de sua máquina requisita e envia já no momento em que você faz o seu login nela, é assim que você acaba sendo barrado em uma VPN ao acessar uma URL que a instituição de ensino considere inadequada, ela confere o site que você está acessando e checa na lista negra se este é um domínio permitido, se não for, uma mensagem de bloqueio será exibida.


Modo de navegação anônima do Chrome

O modo anônimo pode ser considerado seguro?

Com certeza não, existem várias maneiras de burlar um modo anônimo, que, como você pôde ver, não passa de uma opção para eliminar informações de seu próprio computador, para que pessoas que possam entrar em seu navegador não vejam as páginas que você acessou anteriormente ao verificar o seu histórico.

Caso você queira um maior nível de segurança ao menos de malwares que possam estar de olho em suas informações, recomendamos que você utilize um bom antivírus, de preferência um que seja pago, dificultando ainda mais o trabalho de crackers.