Se você ainda não recebeu a atualização 2.12.42, não se preocupe, é assim mesmo, pois a atualização está sendo disponibilizada aos poucos aos usuários. Para que você possa conferir a novidade antes de todo mundo, primeiro ensinaremos como baixar e instalar manualmente o update, para depois, vamos ver o que mudou.

Para começar, acesse o site oficial do WhatsApp e baixe o .apk. Os requisitos mínimos para a instalação são

  • Android 2.1 ou superior;
  • Pacote de dados de internet ilimitado (recomendado);
  • Licença apache 2.0;
  • qcom.c: LGPL 2.1;
  • Versão ainda não disponível para tablets.

Agora vamos instalar. Para isso, mova o arquivo para dentro do seu smartphone, localize-o e então toque sobre ele. Provavelmente o seu aparelho perguntará se você quer, realmente instalar a aplicação, confirme, siga as telas e em breve a atualização do WhatsApp estará bombando no seu aparelho.

Aprenda a instalar a nova versão do WhatsApp e veja o que muda

Primeira parte completa, agora vamos ver o que muda =D

Totalmente baseado no Material Design aposta do Google para as aplicações a partir do Android 5.0, podemos ver detalhes sutis como a barra de digitação que agora está flutuando e não mais grudada à parte de baixo da tela são aqueles pequenos detalhes que fazem toda a diferença. O botão para gravação e áudio também recebeu uma imagem de destaque lá embaixo.

Aprenda a instalar a nova versão do WhatsApp e veja o que muda

Em uma primeira passada de olho, os ícones, com certeza, são as novidades que mais chamam a atenção do usuário habituado à versão antiga:

Aprenda a instalar a nova versão do WhatsApp e veja o que muda

Além disso, outras áreas foram remodeladas, como os ícones, cores, backgrounds, ícones, animações, foto maior para os grupos, etc. Confira algumas screens:

Aprenda a instalar a nova versão do WhatsApp e veja o que muda

Não esqueça de nos deixar nos comentários qual a sua impressão.