Normalmente as grandes empresas de telefonia móvel trabalham com uma grade seleta de aparelhos, uma ordem hierárquica que diferencia o material utilizado na confecção dos produtos e varia, consequentemente, no preço aplicado. Mas a Samsung sempre pensou em dominar o posto de maior, sempre quis ocupar a primeira posição quando o assunto é vendas. Dois detalhes provam esta mentalidade. O primeiro é que a empresa possui uma vasta grade de modelos de smartphones que variam do mercado de entrada até os top de linha. O segundo detalhe é justamente que a empresa possui dois smartphones considerados top de linha: "O Galaxy S" e o Galaxy "Note".

A Famosa família começou a galgar seu espaço com o Galaxy S, em 2015 a sul-coreana já lançou a sexta geração do smartphone, o Galaxy S6. A Família Note chegou depois, mas fez sucesso tão grande que está em sua quarta geração. E é este aparelho que vamos explorar agora.

O Galaxy Note 4 é robusto e contém o melhor material que a marca possui à disposição. Foi com o Galaxy Note 4 que a Samsung rendeu-se ao corpo de metal para seus aparelhos e, parece, veio para ficar. Mas será que a força interior e exterior do Galaxy Note 4 valem o preço elevado que gira em torno dos R$ 2.600, hoje, disponível nas lojas de varejo na internet? É o que vamos descobrir a partir de agora.

Conhecendo o aparelho

A Samsung finalizou 2014 e entrou este ano inovando muito o design de seus aparelhos, a mudança certamente ocorreu para manter o nível elevado de seus produtos. Até as caixinhas estão renovadas.

Leia também os nossos outros REVIEWS

Na caixa que recebemos é possível ver que o material empregado nela é duradouro e pode, tranquilamente, ser guardado na estante como um suvenir. Nela estão informações do hardware, em sua parte traseira. Na frente uma etiqueta do Noteclub, o clube do Note - um site específico para quem possui um Galaxy Note.

Dentro da caixa é possível encontrar os habituais companheiros de um novo smartphone: cabo de transferência de dados e carregamento de energia; fones de ouvido de ótima qualidade; o carregador equipado com o Fast Charging (capaz de recarregar a bateria do Note 4 em uma hora); chave de troca e cinco novas ponteiras para a S-pen; além do Guia rápido.

[CATEGORIA]58[/CATEGORIA]

O Galaxy Note 4 não é só um dos mais potentes aparelhos da Samsung, ele também é muito bonito e absolutamente bem construído. A capa em couro falso dá um ar muito "empresarial" ao aparelho. O corpo dele é construído todo em alumínio e possui pequenos chanfros nas bordas para dar uma sensação de arredondamento do smartphone. Esta medida suaviza também o tamanho do aparelho - que possui um display de 5,7 polegadas.

Com a exceção da textura, a capa traseira do Note 4 é idêntica à do Galaxy S5, ac começar pela câmera, seguida pelo flash LED, o sensor de batimentos cardíacos e o disparador de selfies. Bem abaixo fica o alto-falante externo de ótima qualidade e a certificação 4G.

A parte da frente revela o qualificadíssimo display de 5,7 polegadas de resolução QHD protegido pelo vidro Gorilla Glass 4. É possível ver os sensores de proximidade na parte superior, junto com a câmera frontal de 3,7 megapixels, a saída de som e o LED de notificações multicolor no canto superior esquerdo. Na parte de baixo da tela fica visível apenas o botão home e os botões de gerenciador e voltar - que são capacitivos - aparecem apenas quando necessário.

Nas bordas laterais vemos o acabamento impecável do alumínio com os detalhes chanfrados para suavizar a "retidão" do aparelho. Os botões são padrão, do lado direito o botão de ligar e no outro lado o controle de volumes. Em cima o conector para fone de ouvidos, do lado esquerdo, microfone para amenizar ruídos externos e um sensor infra-vermelho.

A S-Pen fica posicionada na parte inferior do aparelho, com uma aresta para fora, afim de facilitar a remoção da mesma. Dois microfones e a conexão microUSB ficam na posição padrão, ou seja, em baixo do smartphone.

Com a tampa traseira aberta podemos ver o slot para inserir um cartão microSD, bem como o cartão microSIM. Um detalhe que posteriormente será esquecido pela Samsung é a possibilidade de remoção da bateria - que veio a ser extinto pela marca em seus aparelhos mais recentes.

Dimensões

O Galaxy Note 4 é um Phoblet, ou phablet, portanto, possui medidas extravagantes como os 153,5 mm de altura e os 78,6 mm de largura. Mas a espessura do aparelho é menor que muitos smartphones por aí, apenas 8,5 mm. Mas o tamanho cobra seu peso preço, por isso, o Note 4 pesa 176 gramas.

[CATEGORIA]59[/CATEGORIA]

O motor para fazer funcionar este "carrão" possui a combinação de nada menos do que dois processadores quad-core. O Samsung Exynos 5433 Octa-core de 64-bit carrega consigo um processador quad-core de 1,9 GHz e outro, também com quatro núcleos, de 1,3 GHz. Este tremendo aparado soma-se à GPU Mali T760 e 3GB de memória RAM para oferecer ao usuário a melhor experiência possível com Android no mercado atual.

[SPEC]14385,13704[/SPEC]

Desempenho

O Galaxy Note 4 não sofreu qualquer problema durante os testes, seja nos trabalhos "naturais" com redes sociais, ou em jogos como o Asphalt 8, em HD. Mesmo com dezenas de aplicativos abertos é possível alternar entre eles com tranquilidade e sem travamentos. Seguramente este é um aparelho que agrada até mesmo os mais exigentes.

Benchmarks

Nem é preciso falar que nos testes de desempenho o Note 4 "matou os concorrentes, pelo menos no Antutu. Neste app a nota de 50052 pontos foi superior a ele mesmo, segundo o feed do histórico. Confira a imagem.

Já no aplicativo Vellamo, o Note 4 só não levou a primeiro lugar em um dos testes, aquele que força um dos núcleos do processador.

Display

Eis outro ponto muito forte do Galaxy Note 4, aliás, forte da grande maioria dos aparelhos Samsung. A tela SuperAMOLED está mais do que consagrada e, no Note 4, não é diferente. A resolução QHD 1440 x 2560 gera uma densidade de pixels elevada (515 ppi), o que torna a prática de ver pontos na tela impossível.

O display é tão bom para usar como um phoblet normal quanto para ver filmes, séries, vídeos no youtube e tudo mais. A combinação da resolução e o tamanho da tela dão ao usuário um amigo fiel no quesito conforto e qualidade.

Para proteger o display de arranhões e pequenas quedas, o Note 4 utiliza Gorilla Glass 4. Proteção idêntica ao do recente lançamento do Galaxy S6, que vem com Gorilla Glass 4.

O toque na tela é multi-touch, portanto, oferece ao usuário a possibilidade de escorar a mão sobre a tela para escrever algo com a S-Pen, por exemplo.

Armazenamento

Por se tratar de um phoblet Premium, o Note 4 vem de fábrica com 32 GB de armazenamento interno e ainda pode receber um upgrade via cartão microSD. Aparentemente você não vai precisar se preocupar com falta de armazenamento.

Conectividade

O 4G puxa a frente das diversas conectividades disponíveis no Galaxy Note 4, seguido de HSPA+, A-GPS/GLONASS, Bluetooth 4.0 e WiFi 802.11 b/g/n/ac.

Som

Qualidade de som não é um problema com o Galaxy Note 4, já que tanto o som via alto-falantes quanto pelos fones de ouvido são excelentes. Mesmo com volume alto o som externo não distorce.

Já o software de áudio é bastante simples, porém, efetivo. Além o Google Play Music como serviço de streaming de música.

Bateria

Não adianta ter um carro potente e um tanque de combustível pequeno, não é mesmo? Os 3.220 mAh são suficientes para garantir pelo menos dois dias de utilização controlando a luminosidade da tela e sem economias de energia.

O Note 4 também possui o sistema de Ultra economia, presente no Galaxy S5. Com ele ativado o smartphone altera suas propriedades gráficas e transforma totalmente a aparência da interface.

Outro detalhe, talvez o melhor em relação à bateria, é o fato dele possuir um modo Fast Charging. Ele funciona somente com o carregador próprio.

Câmera

Você sabe que estamos falando de um phablet Premium, com acabamento refinado, ótima construção e hardware de primeira. Por isso a câmera do Galaxy Note 4 não podia ser um ponto negativo. A câmera traseira capaz de registrar imagem com 16 megapixels, ou seja, 5312 x 1988 pixels. Fotos grandes e de muita qualidade, graças ao sensor Exnor RS IMX 240 de abertura F 1.8.

A câmera possui funcionalidades simples que também estão presentes nos outros dispositivos da marca. Mas a qualidade das imagens é um ponto diferencial que deve ser ressaltado. Veja um exemplo desta foto, uma formiga grande, com a imagem aproximada é possível ver os detalhes do "rosto" dela.

Além da qualidade inegável das imagens, o sensor é capaz de adaptar bem as cores e o contraste em relação à luz ambiente, fornecendo ao usuário belas imagens até quando a iluminação está desfavorável.

Em matéria de vídeo o Galaxy Note 4 está apto a utilizar a melhor qualidade de vídeo do mercado atual. Ele faz vídeos em 4K. Mas se você faz parte dos 98% de pessoas incapaz de adquirir um televisor com resolução 4K, dificilmente vai usufruir de tamanha qualidade, uma vez que o arquivo fica extremamente pesado e superaquece o smartphone.

[CATEGORIA]60[/CATEGORIA]

O Galaxy Note 4 chegou ao Brasil na segunda metade de 2014, portanto, veio equipado com Android 4.4.4 KitKat. O aparelho utiliza ainda a interface TouchWiz, da Samsung. O sistema é excelente por si só, mas ao fim dos testes, nesta semana, o sistema foi automaticamente atualizado para o Android 5.0 Lollipop. Fato que eleva meu conceito perante a Samsung, uma vez que a empresa não costuma agraciar seus usuários com muitas atualizações de software. Ponto positivo.

Mas nem tudo são rosas. O TouchWiz, apesar de ser agradável e facilitar a experiência com o usuário, continua pesado. Você dificilmente vai perceber esse peso, afinal, os 3 GB de RAM são suficientes para trabalhar com folgas.

A interface do aparelho é bastante fluída e personalizável. Há um acesso rápido para o Flipboard puxando a tela da esquerda para a direita. Você também pode redimensionar os aplicativos em janelas, dividir a tela com 2 apps. Este recurso pode ser interessante na hora de acompanhar duas redes sociais ao mesmo tempo, por exemplo.

S-Pen

A caneta é o grande charme do Galaxy Note 4, mas ela não serve apenas de enfeite. Ler, escrever, anotar recados, registrar um ponto de encontro, tudo isto fica mais fácil com ela. A sensibilidade é o ponto forte, além a função inicial para recorte ou desenho na tela.

O trabalho excepcional da tela multi-touch - que permite apoiar a mão sobre a tela enquanto escreve um recado, por exemplo - é um grande ponto positivo.

S-Health

Bem como no Galaxy S5, o Note 4 possui sensor de batimentos cardíacos e inúmeras funcionalidades importantes com o aplicativo "saudável" da Samsung. O app capta cada passo seu quando o aparelho está com você. Corridas, caminhadas e ciclismo não necessitam de um aplicativo externo para ser produtivo. O S-Health é um ótimo companheiro se você gosta de praticar esportes como uma bela corrida.

[CATEGORIA]61[/CATEGORIA]

[BUY]14385,true[/BUY]Não há dúvidas de que o Galaxy Note 4 é um dos melhores smartphones do mercado atual, mas o preço cobrado por ele pode ser discutido na relação custo/benefício, já que temos diversos concorrentes qualificados e com preço inferior. No entanto o Note 4 carrega consigo a tradição da Samsung com inovação e tecnologia ligado ao potente processador octa-core e 3 GB de memória RAM. Com estas configurações robustas, não podemos deixar de indicar o Galaxy Note 4 para você que gosta de um phablet com tela grande (5,7 polegadas), a praticidade da S-Pen e hardware poderoso.

[relatorio]