Parece que tudo iria rumar para um horizonte amplo e desenvolvido quando a Microsoft anunciou o projeto Windows 10, projeto este que pretende unificar o sistema operacional ao Windows Phone ao novo sistema Windows 10, no entanto, desde que a companhia fez o anúncio, vários desenvolvedores começaram a informar que não continuariam junto à plataforma.

A Gameloft, estranhamente, cessou com updates e suporte para o game Meu malvado favorito, segundo informações do site TudoCelular. E responsáveis pelo Snapchat, aparentemente mudaram de planos em relação ao ecossistema Windows em virtude de sua baixa rentabilidade contra as seus rivais. Mas não são somente essas duas empresas que estão deixando de prestar suporte a seus aplicativos junto ao Windows Phone; companhias renomadas como Facebook possuem aplicativos na plataforma muito abaixo da qualidade prestada em outras, como por exemplo, em Android e iOS.

Leia também: A história da Microsoft

Outra empresa que anunciou recentemente o encerramento de seus projetos junto ao Windows Phone foi a Kabam, afirmando que vê maiores oportunidades de retorno em plataformas concorrentes.

"A Kabam agora está focada no desenvolvimento de games de qualidade para dispositivos da Apple e Android, decidindo assim não continuar com o desenvolvimento para Windows Phone, concentrando recursos nas maiores oportunidades de mercado, que atualmente atendem pelos dispositivos Android e iOS ao redor do mundo", disse um representante.

Mesmo com várias empresas apostando em plataformas concorrentes a do Windows Phone, outras ainda acreditam nela, como por exemplo, a MadFinger, que lançou recentemente o game de tiro "DeadTrigger 2" e a Tencent, que firmou parceria com a Microsoft para desenvolver o game "League of Legends" destinada ao sistema móvel da Microsoft.

A Stack Overflow realizou uma pesquisa com desenvolvedores em 2015 e concluiu que de 22 mil pessoas que responderam a pesquisa, apenas 2% se diz desenvolvedor para a plataforma do Windows Phone contra pelo menos 20% que diz não ter identidade por nenhuma plataforma.

Com informações do Windows Central