Muitos problemas ligados ao funcionamento de computadores e máquinas em geral evoluíram com a tecnologia, porém, mesmo assim, alguns persistem. Problemas elétricos, por exemplo, não tiveram a mesma evolução tecnológica que alguns outros componentes, isto porque, a estrutura elétrica sofreu poucas modificações.

Em computadores de mesa e também em portáteis, alguns barulhos sempre existiram, e ainda persistem, como nos discos rígidos, unidades ópticas, ventoinhas e em fontes de alimentação e placas de vídeo.

Um dos barulhos considerados mais irritantes é o Coil Whine, chamado de Choramingo da bobina. Tal ruído ocorre nas bobinas das fontes de alimentação e placas gráficas. As bobinas possuem a função de filtrar os ruídos elétricos da corrente continua. No entanto, elas podem gerar alguns ruídos nada agradáveis caso operem em algumas frequências.

Acesse também nossa seção de Hardware.

As bobinas são compostas por um espiral de cobre que ficam em volta do núcleo. Apesar de ter função de eliminar os ruídos, pode ser que isso não ocorra, já que a frequência da corrente alternada pode variar conforme a carga, e em algumas frequências uma ressonância mecânica pode acontecer e produzir um som adstringente, ou seja, o Coil Whine.

No entanto, apesar de ser bastante incomodativo, o Coil Whine não é considerado um defeito, apenas uma interferência elétrica. Sendo que muitas fabricantes não consideram o Coil Whine como motivo para troca, já que o desempenho da máquina não é afetado.

Veja o exemplo de Coil Whine em uma pláca de vídeo:

E como resolver o problema?

Conforme foi citado acima, o Coil Whine não é considerado um defeito, já que ele não altera as funções da máquina, porém, dependendo da intensidade do ruído, ele é bastante chato e incomodativo. Para resolver a questão é necessário usar bobinas de melhor qualidade com os enrolamentos mais apertados, e revestimento de verniz, preferencialmente.

Para fazer isso o ideal é buscar assistência especializada, já que o trabalho é bastante complexo. Caso tentar fazer isso sozinho é bem provável que não de certo e ainda prejudique os demais componentes. A outra alternativa é aprender a conviver com o ruído.

Coil Whine da placa de vídeo

O Coil Whine também pode ser oriundo da placa de vídeo. Se for o caso, é possível amenizar o barulho forçando a placa de vídeo trabalhar por longas horas e ou mesmo ajustando as configurações dos games. Para ajustar as configurações dos jogos o ideal é ativar a sincronia vertical (V-Sync) ou mesmo limitar a quantidade de frames (para 60 fps). A dica pode não valer par todos os jogos, conforme relatos de usuários.

Obviamente não podemos garantir o bom funcionamento da máquina após as tentativas, mas a tentativa pode ser válida.