Durante muito tempo os navegadores de internet tiveram um grande ponto fraco: o Adobe Flash Player, um plugin necessário para assistir boa partes dos vídeos da internet e, até pouco tempo atrás, os vídeos do próprio YouTube, no entanto, com a ascensão do HTML 5, ele se tornou praticamente inútil.

Atualmente são poucos os reprodutores de vídeo que utilizam Flash como base, a maioria são nativos de seus sites que utilizam HTML5 ou do próprio YouTube, afinal, sistemas operacionais de smartphones não utilizam o plugin da Adobe depois de um pronunciamento de Steve Jobs no site oficial da Apple, que expos a inutilidade e os riscos de usar o Flash Player nos aparelhos da Apple.

A avalanche de meios de comunicação que oferecem seu conteúdo para dispositivos móveis da Apple demonstra que o Flash não é mais necessário para assistir a vídeos ou consumir qualquer tipo de conteúdo web - Steve Jobs 

Hoje, a única utilidade do Flash Player é a reprodução de alguns banners animados, alguns vídeos de alguns sites que ainda não o abandonaram e jogar jogos online que são baseados nele. Por outro lado, as desvantagens de utilizar são muito maiores, tanto que um site de segurança digital dos Estados Unidos (National Vulnerability Database) relata dezenas de problemas de segurança com classificação nível 10 - nível máximo.


Site dedicado ao "movimento" de desutilização do Flash Player

O que podemos fazer para nos livrarmos do Flash Player?

Enquanto o abandono do Adobe Flash Player não se torna universal, é interessante moderarmos o seu uso, utilizando-o apenas em sites que confiamos, no entanto, ativar e desativar o plugin toda vez que você mudar de página, é um tanto quanto chato, por isso, vamos recomendar que você instale uma outra extensão que neutralize as ações do mesmo.

Utilizando um plugin, você tem a liberdade de escolher em que sites ligar ou desligar o Flash Player, portanto, se você precisar dele (o que será uma raridade), é só permitir a página no bloqueador ou adicioná-la na "lista branca", assim, sempre que você carregar algum link de mesmo domínio, ele irá permitir o Flash automaticamente.

No Google Chrome, vamos usar o FlashControl, que você pode baixar clicando aqui.

Na página da extensão na loja do Google Chrome, clique em "Usar no Chrome".

Clique em "Adicionar", para confirmar a instalação da extensão.

Em um player de vídeo que necessite o Flash, você pode simplesmente clicar sobre o "f" para carrega-lo.

Para evitar o trabalho de, toda vez que você for abrir vídeos neste mesmo site, ter que clicar no "f", você pode adicionar o domínio na Whitelist, que reconhecerá a página que você está acessando e habitará o Flash automaticamente toda vez que você voltar a ela.

Pronto! Agora você está livre do Adobe Flash Player e também está mais seguro das falhas do plugin. Caso você tenha alguma outra dúvida, deixe-a nos comentários.