Segundo informações da Agência Espacial Norte-Americana - NASA, na madrugada de sexta para sábado, 04 de Abril, o chamado fenômeno lunar, "Lua Sangrenta" ou "Lua de Sangue", ou mais popularmente dito, eclipse lunar, onde a Terra cobre a Lua com sua sombra, ficando avermelhada, poderá ser visto apenas na Ásia, América do Norte e região do Pacífico.

A NASA ainda informa que o "eclipse total" durará em torno de cinco minutos, mas todo o processo (eclipse parcial, total e penumbra) levará em mais de uma hora e meia.

Este será o terceiro fenômeno de quatro que estão previstos para ocorrer em uma série de eclipses anunciados desde o ano passado. O primeiro ocorreu em abril do ano passado, sendo que o último deve ocorrer no dia 28 setembro deste ano, quando o referido fenômeno poderá ser visto do Brasil, sendo que este terá uma duração maior.

Desde o início dos eventos, lendas a respeito dos eclipses começaram a surgir, principalmente na internet. Muitos contam que na Bíblia a Lua Vermelha é considerada um sinal de que algum fenômeno importante irá ocorrer. O fenômeno causa algum temor em algumas regiões, tanto que na Índia alguns templos serão fechados provisoriamente no sábado.

Para o astrônomo do Observatório Nacional, Carlos Veiga, existe um excesso por parte da população que desconhece o fenômeno, onde ele descreve dizendo o seguinte: "Correntes da astrologia e mesmo pessoas que tratam a história com mais sensacionalismo tendem a inventar coisas a respeito; na realidade, o fenômeno não passa de uma coincidência de ilusão de ótica, nem tão raro assim, em que a Terra fica entre a Lua e o Sol".

Fonte: Space.com