O Facebook pretende fazer com que os seus usuários não precisem mais sair da rede social para acessar sites de notícias. Por isso, o Facebook tem conversado com diversas publicações, como Buzzfeed, National Geographic e The New York Times. O objetivo é fazer com que as donas das publicações liberem os seus conteúdos na própria rede social. Atualmente, é necessário clicar em links para abrir um navegador extra e assim poder ler a notícia.

Conforme o The New York Times, os artigos de notícias no Facebook são linkados ao próprio site da editora, e assim abertos em um navegador web, o que leva cerca de oito segundo para carregar. Conforme o Facebook, o tempo atual é muito longo, em especial para usuários de dispositivos móveis.

De acordo ainda com o jornal, além de hospedar conteúdo diretamente no Facebook, a empresa também está avaliando a possibilidade de acertar com os editores outras maneiras de acelerar a entrega de seus artigos.

"A questão se resume a como o Facebook irá estruturar isso, e em como eles podem garantir que é uma vitória para ambos os lados", disse  Edward Kim, executivo-chefe da empresa de análise e distribuição SimpleReach.

O jornal revelou ainda que alguns serviços de notícias não reagiram bem à proposta. Funcionários do The Guardian, por exemplo, sugeriram de forma informal para colegas de outras publicações que os editores precisam se unir para negociar acordos que funcionem com toda a indústria, e ainda precisam manter o controle da própria publicidade.