A apresentação foi feita durante a abertura de maior encontro anual de desenvolvedores, a GPU Technology Conference - GTC 2015. O cofundador e CEO da empresa, Jen-Hsun Huang, anunciou uma lista de novidades que vai ampliar os horizontes da empresa como fornecedora de plataformas para aplicações de deep learning e redes neurais.

Entre essas novidades, está exatamente a GeForce GTX Titan X, que segundo a Nvidia, é uma GPU de único chip, sendo ela, a mais poderosa do mercado atual. A placa de vídeo em questão foi fabricada em cima da nova arquitetura Maxwell, tendo ela 12GB de GDDR5 VRAM e 3072 CUDA Cores, além disso, a Titan X possui uma extensão de linguagem de programação C que possibilita o uso de computação paralela pela placa.

Em sua superfície de 602 milímetros, existem oito bilhões de transistores, tornando ela, a maior e mais poderosa GPU da companhia. A Nvidia GTX  Titan X é capaz de rodar qualquer game de última geração a 40 frames por segundo e com qualidade 4K. Também é possível usar a nova GPU da Nvidia em aplicações e aparelhos de realidade virtual, como por exemplo, os Oculus Rift, ao qual ela já foi testada.

Durante o anúncio, Huang destacou o desempenho de processamento de um ponto flutuante da GPU, segundo ele, ela consegue atingir 7 teraflop de dados, muito superior a última geração, que atingia apenas 5,1 teraflop.

A Nvidia GTX Titan X custa US$ 999 e começará a ser vendida hoje. Para o CEO da companhia, o preço da placa de vídeo condiz com a sua qualidade, pois os recursos de processamento que ela traz a coloca alguns degraus acima do gamer convencional, pois a mesma é excelente para trabalhos mais pesados de desenvolvimento.