A Microsoft está trabalhando em uma versão avançada de sua assistente pessoal digital, "Cortana", aplicativo que pode ser usado com comando de voz e atualmente está disponível no sistema operacional Windows 10 e que chegará em breve às lojas. Ele também está presente em alguns dispositivos móveis equipados com o Windows Phone.

Mas a grande novidade fica por conta da nova versão que a empresa de Redmond está desenvolvendo, uma versão que será disponibilizada para os smartphones e tablets equipados com os sistemas operacionais Android e iOS, do Google e Apple, respectivamente. As informações são preliminares, então vale salientar que a Microsoft não confirma tal informação. No entanto, de acordo com fontes próximas do projeto denominado de "Einstein", a Microsoft está sim trabalhando no desenvolvimento de uma versão para esses sistemas operacionais.

O Cortana ou a Cortana, como queira chamá-la, é uma das grandes novidades que o Windows 10 irá trazer a seus usuários. Demonstrada em janeiro deste ano, pelo vice-presidente da empresa, Joel Belfiore, a assistente foi capaz de responder a perguntas no que mais parecia ser uma conversa informal; nesta mesma, quando indagada por Belfiore se precisava de um casaco, a assistente prontamente informou a ele a previsão do tempo, além disso, Cortana também deu informações adicionais sobre restaurantes cujo site ele estava a pesquisar.

Vale resaltar que atualmente há uma versão da Cortana nos Estados Unidos, China e Reino Unido, sendo que países como Espanha, França, Itália, Portugal e Alemanha ainda não receberam essa versão.

A assistente Cortana foi inspirada na personagem feminina de inteligência artificial do game "Halo" do Xbox, sendo que a mesma recebe instruções através do comando de voz para que assim possa desempenhar suas funções de buscas na internet, criar dados na agenda do usuário, estabelecer alarmes, enviar mensagens, iniciar chamadas no momento ou agendadas, além de outras funções, bem como abrir o Facebook ou o Twitter.

A Cortana também é capaz de se antecipar as necessidades do seu usuário através das operações que já efetuou e das informações contidas nos seus emails ou lista de contatos. Segundo a própria Microsoft, quanto mais o usuário usar suas assistente, melhor ela vai ficando. Agora resta a nós, simples mortais, aguardar para ver se realmente essa informação procederá.