Vejamos o exemplo de um prédio em construção, se não houver um planejamento, um estudo adequado, uma estrutura bem elaborada, ele fatalmente, com o passar do tempo, irá desmoronar, não é mesmo?

Pois é, em função dessa solução imediatista utilizada amplamente por técnicos de informática, que a nossa sociedade acaba se mantendo completamente desinformada a esse respeito, e acabam acreditando que formatar é a melhor solução em todos os casos, mas não é. Cabe salientar que a maioria das pessoas desconhece como devem navegar e cuidar das suas máquinas, e sequer inexiste uma prevenção à necessidade imperiosa da formatação. O que acontece é o uso do PC no limite, chegando ao extremo de ser salvo apenas por uma formatação. Através desse artigo, pretendemos desmistificar o mito da formatação.

Onde tudo começou

Essa história de que diante de qualquer dificuldade que ocorre no sistema, devemos formatar, iniciou-se no Windows 95, pois as máquinas não possuíam tantos recursos, sequer havia tanto poder de armazenamento como existe hoje em dia, sem contar que praticamente inexistiam programas especializados em limpeza do sistema, salvo raras exceções. Consequentemente, as máquinas ficavam severamente comprometidas. Você lembra de que quando ligava o computador deveria fazer outras atividades enquanto ele realmente iniciasse? 

Nessa época, qualquer programa que fosse instalado, ocupava demais o sistema, tanto o HD como a memória RAM, que era ridiculamente baixa a sua capacidade, se compararmos aos dias atuais. Quando deletávamos algum programa, ele levava junto DLLs importantes, ou então deixavam muitos rastros, que ocasionavam consequentemente muita lentidão no sistema. Obviamente que nessa época, era OBRIGATÓRIO formatar. Entretanto, desde essa época formou-se uma cultura de formatação absurda, que hoje em dia já não cabe mais, e essa cultura insiste em permanecer.

Hoje em dia não precisamos formatar

Felizmente, as tecnologias mudaram, e com isso, obviamente os computadores avançaram. A cada dia nos são ofertados computadores cada vez mais potentes. Paralelamente, existe uma ampla gama de aplicativos que irão lhe ajudar a recuperar e até ultrapassar (CONSIDERAVELMENTE) o desempenho de sua máquina FORMATADA. Agora pasmem, a máquina depois de formatada, e posteriormente otimizada, ficará com um desempenho melhor do que uma simples formatação.

Uso consciente do PC

A formatação contínua, com certeza não educará a ninguém e só enriquecerá empresas/técnicos que, infelizmente, visam apenas ao lucro imediato sem realmente se importar com o usuário. Entendemos que seja fator preponderante nessa situação educar a todos os usuários e técnicos de informática para se utilizarem de novos conceitos tanto de uso da internet, como o real cuidado que todos deveriam utilizar em suas máquinas. 

Com certeza, se você tiver que formatar o seu computador a cada três meses ou chamando um técnico de informática seguidamente para lhe acudir por problemas em seu sistema, você pode ter certeza que está em risco iminente que seus dados podem estar expostos na Rede Mundial. Ou ainda, poderá ficar sem seu sistema quando for ligar o computador, e claro, poderá perder seus arquivos mais importantes.

O uso da internet

Sabemos que a internet é um meio totalmente inseguro e vulnerável. Você não gostaria que seus dados fossem expostos na rede não é mesmo? Por isso a formatação não resolve, pois não irá lhe educar a navegar seguramente na Rede Mundial de computadores. Também por esse motivo, devemos nos informar de todos os tipos de malwares existentes na internet e evitar contraí-los. Além do mais, a importância de otimizar o seu computador é fundamental para o bom funcionamento do mesmo.

Motivos da lentidão do seu PC

Agora, vamos dar algumas dicas rápidas para que você possa melhorar o desempenho do seu computador, sem a necessidade de uma formatação.

  1. Vírus: O seu computador pode estar infectado por malwares, e com certeza, além de expor os seus dados na web, poderá estar comprometendo o desempenho do seu computador, e inclusive de hardwares, pois ele estará sobrecarregado, com programas maliciosos na inicialização, e trabalhando de forma oculta no seu PC.Recomendamos que você utilize um bom antivírus e proceda com varreduras periódicas, principalmente se outras pessoas utilizam o seu computador. Paralelamente ao antivírus, use um antimalware e antispyware, que conseguem realizar uma detecção ainda mais profunda dessas pragas virtuais.
  2. Aplicativos na inicialização: O motivo da lentidão do seu computador pode estar associada a uma simples configuração do seu PC, que seria desativar programas da inicialização.
  3. Desfragmentar disco e registro: Se você proceder com a desfragmentação de disco e registro, poderá usufruir de mais velocidade no uso do seu PC, pois ele vai trabalhar menos e será mais eficaz.
  4. Problemas de sistema: O problema pode ser ainda mais simples do que você imagina, e bastaria uma limpeza profunda no histórico de internet, cookies, arquivos temporários, e apagar programas que você não utiliza mais. Dê uma analisada no seguinte caminho: menu iniciar - painel de controle - programas instalados - adicionar ou remover programas; ou então utilize o Ccleanear para desinstalar aqueles que você não usa mais.
  5. Problemas de Hardware: Antes de ter certeza que realmente é problema de hardware, verifique a temperatura do seu computador através do programa CPUID HWMonitor, e faça uma limpeza do seu CPU, pois ele acumula pó. Caso tenha ruídos em excesso, ou travamentos inesperados após uma limpeza e otimização do seu computador, peça auxílio de um técnico de informática, pois o problema realmente pode ser de hardware.

Conclusão

Seguindo todas as dicas que o site Oficina da Net disponibiliza, aliado a nossa manutenção online, você raramente precisará formatar o seu computador. Sabemos que é muito importante preservar os dados pessoais e conjuntamente a isso - ter a segurança que o seu computador estará sempre protegido contra ataques de Crackers. Com esses conceitos você terá a certeza que a vida útil do computador será prolongada.