O "Space Launch System" irá ajudará a NASA a cumprir suas metas de viagem até o planeta vermelho (Marte). De acordo com Alex Priskos, um dos encarregados do sistema de propulsão dos ônibus da NASA, o teste foi perfeito: "Teste maravilhoso, um ótimo resultado para nossa agência".

O foguete que foi testado na base de uma montanha em Utah, de forma horizontal, possui 54 metros de comprimento, onde segundo informações da Agência Espacial Norte Americana, após ser aquecido por dois minutos para testar o desempenho do sistema quando for lançado, funcionou perfeitamente. No foguete estavam acoplados mais de 500 sensores que registraram todos os dados emitidos; dados esses que a partir de agora poderão ser analisados. Segundo a NASA, a partida do foguete foi realizada a uma temperatura ambiente elevada, tudo para simular um lançamento no verão, uma vez que nessa época a atmosfera chega a superar os 35º facilmente.

Mas esse não será o único teste realizado com o "Super Foguete", pois outro já foi marcado para o início do próximo ano, quanto as temperaturas em solo norte-americano estarão próximas a 0º ou até mesmos abaixo disso, para assim, simular o lançamento do mesmo em um dia de inverno. A NASA informou que o futuro veículo de lançamento de carga pesada será equipado por dois super foguetes, os mesmos irão auxiliar a decolagem do referido veículo. Esses novos veículos serão versões modernizadas dos antigos ônibus espaciais.

Segundo dados da NASA, os novos foguetes permitirão uma força propulsora do SLS de 75% maior nos dois primeiros minutos logo após o lançamento, o restante será garantido pelos quatro motores criogênicos RS-25 do lançador. O novo veículo de carga espacial da NASA está previsto para realizar o seu primeiro voo em 2018, na ocasião ele lançará a cápsula Orion, cápsula essa que no futuro poderá transportar dois astronautas dos Estados Unidos para missões ao redor da Lua, à um asteroide ou até mesmo, quem sabe, Marte.

Vale salientar que a cápsula Orion teve seus primeiros testes realizados, no final do último ano, onde a mesma deu voltas ao redor do planeta Terra para assim testar seu escudo térmico quando da volta à atmosfera terrestre.