Sendo um dos produtos mais esperados da empresa, o Apple Watch foi a estrela do evento que aconteceu no Yerba Buena Center for the Arts, em San Francisco, e contou com a apresentação do CEO da companhia, Tim Cook, que mostrou todas as funcionalidades do gadget, que com sua pequena tela, permite atender ligações em sincronia com o iPhone 5 ou superior, ver notificações de redes sociais, curtir fotos no Instagram, e ler e-mails completos. Além disso, de acordo com Tim, o aparelho pode participar de maneira mais intima da vida dos usuários, fazendo parte de tarefas cotidianas, como exercícios físicos e corridas.

Entre as outras funcionalidades do relógio, está a capacidade de pagar contas, analisar os batimentos cardíacos, fazer check-in, descobrir qual a música está tocando, e ainda, claro, ver as horas. O relógio deverá estar disponível em 24 de abril, mas o Brasil está fora da lista.

Cook, durante a apresentação do Apple Watch, que teve duração de quase uma hora, demonstrou as várias tarefas que o gadget pode fazer através de aplicativos próprios para o relógio. Com o aplicativo do Twitter, por exemplo, o usuário poderá ter acesso a alertas e ainda verificar os assuntos mais comentados. Além disso, através do relógio o usuário poderá solicitar um carro com auxílio do Uber.

Os aplicativos serão controlados através do iPhone pelo aplicativo Apple Watch, que já está disponível na loja da Maçã. O iPhone funciona como uma espécie de central, sendo que o relógio pode e deve manter comunicação através de Wi-Fi ou mesmo Bluetooth. Vale notar que o relógio ainda não consegue manter comunicação independente às redes.

Através do relógio os usuários poderão ainda fazer e receber ligações, e também responder mensagens por voz através da assistente pessoal Siri. "Esse é o relógio mais avançado já criado", afirmou o CEO da Apple durante a demonstração.

O relógio poderá ser encomendado a partir do dia 10 de abril, e deverá chegar às lojas em 24 do mesmo mês em alguns países: Alemanha, Austrália, Canadá, China, Estados Unidos, França, Hong Kong, Japão e Reino Unido. *Brasil fora! =(

Os consumidores terão a disposição três versões do gadget: A Apple Watch Sport (versão mais simples), de liga de alumínio, que custará 349 dólares (no modelo com quadro de 38mm) e 399 dólares (42mm); a Apple Watch Edition (versão mais cara), composto por outro de 18 quilates, que custará 10.000 dólares e ainda a uma versão intermediária, de aço, que poderá ter partes customizadas. Os valores dos relógios, neste caso, podem variar de 549 dólares a 1.049 dólares.

MacBook

Durante o evento foi apresentado ainda o mais recente integrante do grupo dos MacBooks. O aparelho retornou com um visual ainda mais minimalista e bem acabado, pesando incríveis 920 gramas - ainda menos do que o MacBook Air - e tendo impressionantes 13,1mm e espessura, o novo laptop surpreende por perder muito pouco de seu desempenho apesar da considerável redução de seu tamanho: são 24% a menos de espessura e 9% a menos de peso. Um grande feito!

Isso tudo porque o MacBook foi redesenhado do zero, visando uma experiência mais confortável para seus usuários. Pra isso, ele vem equipado com um novo trackpad, que possui uma espécie de reator táctil, permitindo que o usuário sinta aquilo que esta acontecendo na tela. Falando em tela, a nova tela do MacBook possui as dimensões de um iPad, ou seja, 12 polegadas, além de tela retina, com resolução de 2304 x 1440 pixels. Além de ser uma das melhores telas já produzidas para um produto Apple, esta ainda é a mais fina delas.

Muito dessas características de tamanho e desempenho se justificam por mais uma inovação da Maçã, que excluiu o sistema de ventilação no novo MacBook, que agora necessita apenas de sua estrutura metálica para dissipar o calor interno da máquina. Resumindo: ele funciona silenciosamente. A sua capacidade de processamento está baseada em um núcleo Intel Core M de quinta geração, nas versões de 1.1GHz dual-core com Turbo Boost para 2.4 GHz, 1.2GHz dual-core Turbo de 2.6 GHz ou 1.3GHz dual-core Turbo de 2.9 GHz.

Outra inovação, que pode se tornar um problema dependendo do ponto de vista, está na conectividade do aparelho, que se resume apenas em uma entrada USB-C. Menor que as portas comuns, esta entrada servirá para o carregamento do laptop, porta USB 3.1, VGA e DisplayPort. Tudo em apenas um lugar.

Além da beleza de seu corpo, a nova geração do MacBook ainda oferece versões coloridas. Além do tradicional modelo prata, estão disponíveis também modelos com a cor preta e um modelo dourado. Assim como no caso do Apple Watch, as vendas do produto se iniciam no dia 10 de abril, mas o produto já está disponível em pré-venda no Brasil por um valor mínimo de R$ 8,5 mil.

Conheça o novo modelo: