A Valve, dona de um dos maiores softwares de gestão de direitos digitais para games, a Steam, e desenvolvedora de um dos games mais aclamados da indústria, Half-life, marcou presença na GDC 2015, onde anunciou que está trabalhando em novos periféricos e também em uma nova engine gráfica.

Os principais produtos que tomaram conta da conferência da Valve foram:

  • Steam Link, que irá oferecer a possibilidade do usuário jogar os seus jogos sem precisar estar no computador;
  • SteamVR, um novo sistema de realidade virtual em que estão trabalhando,
  • Source 2, engine gráfica sucessora da Source 1, utilizada na produção de games como Half-life 2, Counter Strike: Source e Global Offensive, Portal 1 e 2, Team Fortress 2, Left 4 Dead 1 e 2, Dota 2 e Titanfall.

Não vá se perder! Vamos explicar um pouco mais de cada novo produto da Valve:

Steam Link

O Steam Link é, nada mais, nada menos, que uma extensão para a sua conta na Steam, com ela, você poderá acessar os seus games em qualquer plataforma por stream, seja no PC, MAC, Steam Machine ou até mesmo Linux e em qualquer canto da sua casa.

Segundo a Valve, os jogadores não precisam se preocupar quanto ao problema de sincronia entre plataforma e Steam Link, pois, o streaming será de "baixa latência", com os jogos da Steam rodando em 1080p e 60Hz.

O aparelho chegará às lojas americanas em novembro, juntamente com o Steam Controller, pelo preço de $50. O preço da Steam Link para o resto do mundo será anunciado alguns meses antes do lançamento nos EUA.

SteamVR

Lembra que falamos em nosso artigo sobre o futuro dos games que a realidade virtual era a maior aposta que poderíamos ter na indústria? Nesse ano provas para essa teoria não vão faltar!

Em parceria com a HTC, uma das maiores fabricantes de Smartphones do mercado, a Valve está investindo pesado na tecnologia. A base dessa parceria será o HTC Vive, headset de realidade virtual da HTC, que terá todo o trabalho de hardware desenvolvido e otimizado pela empresa. Quanto ao software, será responsabilidade da Valve, que implantará o seu mais novo sistema de suporte para games em realidade virtual o SteamVR.

Até o momento, o Steam VR só pode ser utilizado com o Oculus Rift, no entanto, com o HTC Vive, a promessa é poder simular um ambiente de jogo e tirar o usuário da cadeira. Quanto ao problema do jogador se chocar contra móveis no ambiente que estiverem jogando, a HTC diz já possuir uma solução para o problema, a qual não revelou.

Source 2

Se Half-life 3 não foi anunciado, ao menos nos resta a esperança da Valve ter deixado um easter egg de seu futuro lançamento, a sucessora de sua antiga engine gráfica, a Source, que agora se chamará a Source 2.

A Source havia sido criada inicialmente para o desenvolvimento de Counter Strike: Source, mas acabou sendo utilizada em muitos outros games que ficaram extremamente conhecidos na indústria, como o próprio Half-life 2, Portal e Titanfall, que foi uma grande surpresa por sua qualidade gráfica utilizando uma engine tão ultrapassada para 2014.

"O valor de uma plataforma como o PC está no aumento da produtividade daqueles que usam a plataforma," disse Jay Stelly, Engenheiro Sênior de Desenvolvimento de Software do game Half-life. "Com o Source 2, o nosso foco é o aumento da produtividade do criador."

Para a alegria de muitas desenvolvedoras, a Source 2 será disponibilizada para quem queira utilizá-la de graça, juntamente com uma versão compatível com Vulkan. "Source 2 foi desenhado não só para os produtores profissionais, mas também para que os gamers possam participar na criação e produção dos seus jogos favoritos." disse Gabe Newell, Presidente da Valve.

Fonte: Steamdb.info