Backbone é a espinha dorsal da internet, onde corre o principal tráfego e interliga vários pontos de presença. Geralmente redundante, por rotas físicas diferentes. A grosso modo, é um conjunto de pontos físicos de internet que transportam os dados entre diversos locais.

Para exemplificar, digamos que você gostaria de acessar um site nos Estados Unidos, certamente você irá passar por um backbone nacional, até chegar aos pontos de interconexão, que obviamente conectam o Brasil e os Estados Unidos. Lá no país norte americano, você ainda passará por outro backbone para só então encontrar o datacenter que hospeda os servidores do website desejado.

Rede nacional:

Já explanado de forma abrangente, veja abaixo o backbone da RNP, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, primeiro backbone nacional fundado em 1997:

Mapa da rede nacional
Mapa da rede nacional

Link do mapa: https://memoria.rnp.br/backbone/

Com esta imagem, você pode ver que para uma informação sair do Rio Grande do Sul, tem dois caminhos. Um por Florianópolis, outro por Curitiba, ambos saindo de Porto Alegre. Toda a internet do RS, passa por Porto Alegre.

Rede internacional:

A rede internacional, responsável pela troca de informações entre as nações e continentes. A ligação entre os continentes é feita por cabos de fibra ótica submersos .

Mapa da rede mundial de computadores
Mapa da rede mundial de computadores

Link do mapa: http://submarinecablemap.com/

O termo "backbone" é usado para se referir à espinha dorsal de uma rede de comunicação, como a internet. Em termos simples, o backbone é uma infraestrutura de alta capacidade que conecta várias redes menores e permite a transmissão de dados em larga escala.

Imagine a internet como uma grande rede de estradas. As redes menores seriam como estradas locais, que conectam computadores, dispositivos e redes em uma área específica, como uma casa, escritório ou bairro. O backbone seria como uma rodovia principal, que interliga essas redes menores e permite o tráfego de dados em grande quantidade e velocidade.

Mais uma analogia para você compreender o que é o backbone: Em uma rede local, digamos que há dois andares em uma empresa, cada andar, conta com 10 computadores, que estão interligados por dois hubs, ou switchs, estes hubs e o cabo de interligação de ambos os andares que é o backbone.

A diferença entre backbone, backhaul e última milha?

Considera-se backhaul o elo entre o backbone e a última milha. Funciona assim: Última milha é o "fio" entre o roteador e o poste de luz com o fio do telefone, neste poste ele se liga com o fio da sua prestadora de internet; nesse momento ele passa a ser o backhaul. Depois que ele sair da rede da sua região, pode ser bairro ou cidade irá cair no caminho principal, ou seja no backbone.

Em palavras mais técnicas: A Last Mile, ou última milha, é a ligação do usuário final a rede da operadora. O backhaul é responsável por fazer a ligação entre o núcleo da rede, ou backbone, e as sub-redes periféricas. Por exemplo, em uma rede de telefonia celular, enquanto uma única torre de célula constitui a sub-rede local, a conexão dessa torre ao restante do mundo é feita por um link backhaul ao núcleo da rede da companhia telefônica.