Perder o celular pode ser uma dor de cabeça muito grande para muitas pessoas. Imagine você, colocar a mão no bolso, ou mesmo procurar na bolsa e não encontrar o seu aparelho? Desespero total! No geral, a primeira ideia que vem em mente é mesmo ligar para o próprio número. Porém, infelizmente, se ele estiver no silencioso a alternativa é fracassada.

Caso o usuário tenha o hábito de armazenar muitos documentos, ou mesmo deixar senhas salvas nos sites e aplicativos que costuma usar, a preocupação é ainda maior, principalmente se o aparelho cair em mãos erradas.

Perder o celular ou mesmo ser alvo de um ladrão não está nos planos de ninguém, e caso você nunca tenha se preocupado com isso, e não realizou alguns procedimentos de segurança no seu aparelho, saiba que nem tudo pode estar perdido. O que muita gente não sabe é que contamos com diversas medidas que podem nos ajudar a encontrar o celular, e, muitas delas criadas pelas próprias empresas criadoras dos sistemas operacionais. Acompanhe:

Android

Para os usuários Android, é possível entrar no site disponibilizado pelo Google e tentar rastrear o aparelho. Após acessar o site, role a página até "Atividade Recente" e clique em "dispositivos". O site mostrará todos os seus dispositivos conectados na conta do Google, nessa página haverá a opção clicável (foto abaixo), onde será exibida a localização mais recente do smartphone. Vale lembrar que só é possível rastrear o aparelho se o mesmo estiver conectado à internet.

No mesmo local, o usuário possui outras opções para garantir a segurança pessoal, como "Apagar" e "Bloquear", que é capaz de remover todas as informações pessoais do aparelho. Com isso, quem roubou o aparelho não terá acesso aos dados pessoais e não poderá usar de forma inadequada.

Aos desatentos, em que costumam deixar o celular perdido dentro de casa, no trabalho, no carro, enfim, em algum local próximo, o site também oferece a opção "Tocar". Com isso, o aparelho irá emitir o toque em volume máximo por 5 minutos ou até que seja localizado e silenciado.

iOS

Os usuários de iPhone contam com o recurso chamado Buscar Meu iPhone. Da mesma forma que no Android, o aparelho só poderá ser localizado se estiver conectado à internet. Através do site também é possível realizar algumas ações para que os prejuízos não sejam tão graves em caso de roubo.

No site é possível ativar o Modo Perdido, assim, o celular é bloqueado e emite uma mensagem para que quem encontrá-lo entre em contato com o dono. A localização do iPhone/iPod/iPad/Macbook será exibida sempre que o dispositivo estiver conectado à internet.

Também é possível utilizar o recurso "Apagar iPhone", que remove todas as informações armazenadas no aparelho e impede que sejam usadas. Vale lembrar que a alternativa só deve ser usada quando há certeza que não irá mais recuperar o aparelho, como em caso de roubo. O aparelho ficará inutilizável.

Igualmente para usuários Android, no site disponibilizado pela Apple é possível "Reproduzir Som", que faz com que um alarme soe e o usuário possa encontrar o iPhone a partir do barulho emitido.

Windows Phone

Os usuários do Windows Phone também podem contar com um modo de localização do aparelho. Através do site é possível localizar, bloquear e ainda apagar as informações do aparelho.

Caso o celular tenha sido perdido ou mesmo roubado o usuário WP poderá localizar o aparelho através do mapa de localização.

Se o aparelho for bloqueado as informações de localização não serão mais exibidas, no aparelho só constará que ele está sendo procurado. Se as chances de encontrar o aparelho estão extintas, o usuário pode ainda remover todas as informações contidas no celular, e evitar que elas sejam usadas de forma errônea. O aparelho, com isso, ficará inutilizável.

Espero que as dicas tenham sido proveitosas! Bom, mas o melhor mesmo é sempre ter cuidado ao manusear o aparelho para não ser vítima de algum oportunista!