A Samsung revelou na quarta-feira (18) a aquisição da LoopPay, empresa responsável pelo desenvolvimento de um sistema de pagamento móvel que aproveita leitores de cartão que já existem. Com isso, a sul-coreana entrará na disputa com a Apple Pay.

Os fundadores da companhia Will Graylin e George Wallner irão trabalhar em conjunto com divisão mobile da Samsung. Com isso, os aparelhos da marca asiática ficarão compatíveis com a tecnologia de Magnetic Secure Transmission (ou transmissão magnética segura, MST). O sistema pode ser empregado em "90% dos terminais de venda" e permite que os aparelhos possam interagir entre si.

"Hoje é um grande dia para LoopPay e todos aqueles que nos apoiaram ao longo dos últimos anos", escreveu o co-fundador da startup Will Graylin em um anúncio. "Estou animado em informar que a LoopPay assinou um acordo para ser adquirida e tornar-se uma subsidiária integral da Samsung Electronics America, Inc."

As duas empresas já estavam em comunicação desde dezembro, quando alguns rumores apontavam para o desenvolvimento de uma tecnologia de pagamento móvel por parte da Samsung.

De acordo com o comunicado sobre a aquisição da Samsung, o objetivo é alcançar o "próximo nível, levando aos consumidores uma solução de carteira móvel que não é apenas segura e confiável, mas também amplamente aceitada em mais locais do que o serviço concorrente".

A base potencial de instalação do LoopPay é de dez milhões de estabelecimentos, o que deixaria a Samsung na frente da Apple. No entanto, o The Verge lembra que o método usado pela desenvolvedora não é dos mais convenientes, já que envolve um pesado case para smartphone, o que pode deixar o seu uso até incômodo. No entanto, a situação deverá mudar com o passar do tempo.