A Optclean espera que você possa sempre proteger-se utilizando as diversas técnicas que estamos multiplicando através dos nossos artigos. Não faça nada sem ter o claro conhecimento do que está fazendo. Portanto, caso seja necessário, peça ajuda de profissionais sempre que se sentir inseguro em quaisquer instalações que vier a realizar no seu PC, bem como nas suas atividades na navegação.

Essas respostas serão esclarecidas nesse artigo de grande relevância para usuários de informática que possuem o costume de acessar sites de instituições financeiras pela Web. 

Windows

De fato, o Sistema Operacional Windows é utilizado em massa pela população, e assim, é infinitas vezes mais visado que quaisquer outros sistemas operacionais existentes. Assim, é muito fácil ser pego por um malware usando o Windows. Entretanto vale ressaltar que os Crackers se focam em Windows, por isso que, obviamente, terão mais softwares maliciosos produzidos para Windows.

Mac OS X

O Sistema Operacional Mac é bastante seguro, até pelo fato de possuir uma fatia de mercado bem menor que o Windows. Mas, nos últimos anos, têm surgido vários malwares em PCs para esse sistema operacional, e como a maior parte dos usuários não se preocupa, considerando que o seu sistema é totalmente seguro, acontece a infecção por descuido. Cabe ressaltar que a medida que o Mac tornar-se mais acessível para todos os usuários, com certeza, serão produzidos mais malwares.

Linux

Agora vamos entrar em uma seara infinita onde usuários Linux sempre defendem a sua utilização, pois iremos defender nesse caso - o Linux. Além disso, irrisoriamente ouvimos falar de softwares maliciosos para Linux, podemos trazer para esse artigo a forma realmente mais segura de se entrar em um site de banco e poder fazer suas transações financeiras por intermédio de seu computador.

Entretanto, servidores que usam Linux estão sendo alvos de meliantes ultimamente, pois a maioria não está protegida com antivírus, por considerar ser esse sistema completamente seguro, e infelizmente não é. Inexiste um sistema operacional completamente seguro.

"Live" Linux é mais seguro

Live CD ou LiveDVD é um disco onde contém o sistema operacional Linux, que você poderá acessar o sistema operacional por completo, por intermédio do DVD ou CD.

A forma mais segura de acessar um site de banco é sem dúvida por CD, Pendrive ou um HD externo, para isso basta instalar o sistema operacional nessas três opções, alterar a forma de Boot de seu PC e entrar no Linux. Depois disso, acesse seu banco que você não correrá nenhum risco. Cabe salientar que você não estará removendo seu Windows, apenas irá acessar outro sistema operacional através de um meio externo como um CD, DVD ou pendrive.

É uma forma também de evitar se contaminar por vírus, como no caso do nosso polêmico artigo sobre o DeepFreeze. Por motivos óbvios, acessar um sistema operacional pela forma de CD é infinitamente mais seguro do que acessá-lo diretamente do Disco Rígido, pois ele sempre estará com a mesma forma de antes, de quando você o instalou.

Entretanto, você deve verificar a procedência de onde você baixou o sistema, pois poderá haver riscos se o site for malicioso, veja como identificar se o site é seguro nesse artigo produzido aqui no Oficina da Net. Se o lugar onde você efetuou o download do sistema é confiável, com certeza você não terá nenhuma preocupação, pois suas atividades não estarão sendo monitoradas. Saiba aqui como identificar se você está sendo monitorado.

A preferência aqui nesse artigo pelo Linux deve-se ao fato de que a Microsoft não disponibiliza uma forma de entrarmos pelo CD, no sistema operacional. Assim, o Linux ganha nesse quesito. Além disso, em um sistema Linux há uma quantidade ínfima de vírus na internet, em comparação ao Windows, que é muito mais visado.

Alguns cuidados

Ao acessar a página do seu banco pelo Linux ou até se for entrar por outro sistema operacional, você deve estar sempre atento à URL do site que você acessou. Portanto, cuide a segurança SSL (HTTPS). Se tiver o HTTPS, com certeza, você não precisará se preocupar com mais nada, a não ser com alguém que esteja em sua volta, tentando descobrir a sua senha do banco.

Criar um pendrive bootável

Existem diversos softwares que podem lhe ajudar a criar um pendrive bootável, vamos nesse artigo indicar o LinuxLive USB Creator:

Clique aqui e baixe diretamente do software do fabricante.

Depois de instalá-lo, abra o programa, aparecerá a seguinte tela:

  • Passo 1: Escolha o seu pendrive;
  • Passo 2: Selecione um arquivo ISO ou CD do Linux;
  • Passo 3: Escolhe modo "Live" pois nessa opção nada que você fizer no sistema será salvo;
  • Passo 4: Escolha "Formate o pendrive FAT32" (Faça o backup de seus arquivos do pendrive, antes disso);
  • Passo 5: Clique no raio e começará a instalação.

Cabe ressaltar que essa dica serve para todas as ocasiões, inclusive outras situações que você sente-se vulnerável na internet. Pode usar esse método sem preocupar-se. Uma navegação consciente e segura é o que pretendemos disseminar aos nossos leitores. Até a próxima!

Texto produzido por:
Luiz Felipe Kessler - Sócio-Diretor da Optclean
Eduardo Mendes - Sócio da Optclean