Lembra de quando você tirou seu celular novinho da caixa? Como ele era lindo, veloz, abria e fechava aplicativos imediatamente, você rodava aplicações enquanto ouvia música, alternava com navegação na internet e ele dava conta do recado? Lembra disso? De quando sua vida era feliz?

Pois é, alguns meses se passaram e a velocidade inicial do seu smartphone se foi; Agora tudo o que resta são só lembranças dos bons tempos, triste, não? Muito =( Mas saiba que ainda dá pra recuperar a velocidade e a vitalidade de quando seu telefone era novinho em folha, acompanha conosco no post de hoje.

Celular novo e lento

Bom, se o seu celular ainda é novo e mesmo assim já apresenta sinais de lentidão, pode não ser nada permanente, e com um simples app daremos um jeito. Para resolver isso vamos utilizar o Clean Master disponível para Android, neste link. As versões para Ios e Windows Phone ainda não foram lançadas.

Com ele você vai ter várias ferramentas e informações à disposição, como por exemplo, a quantia de memória RAM e espaço em disco utilizado no momento, podendo, é claro, agir para mudar este panorama.

Celular lento, o que fazer?

Clicando em "Otimizar Dispositivo" você irá para uma tela onde verá quantos Mb’s de memória podem ser liberados através do encerramento de alguns processos, checar a temperatura do smartphone e ainda resfriá-lo, otimizar apps, etc. O app ainda oferece opções de remover arquivos desnecessários, fotos duplicadas, mídias, etc. para liberar espaço em disco.

Celular lento, o que fazer?

Celular debilitado

Se o seu aparelho já tem algum tempo de uso, então provavelmente um simples app não vai dar jeito no problema, precisaremos de medidas mais efetivas. Vejamos o que pode ser feito:

Limpe o cache: Cache são informações utilizadas frequentemente pelo aparelho e que por isso são armazenadas no sistema, para estarem disponíveis sempre que necessário. No entanto, elas consomem uma quantia de memória considerável, gerando lentidão e travamentos para o seu smartphone. Para limpar o cache do Android faça o seguinte: acesse as configurações, depois vá em armazenamento, e depois em "Dados memorizados". Limpe-o e seu aparelho irá recuperar velocidade;

Celular lento, o que fazer?

Desative os apps rodando em background: Aplicações que ficam constantemente atualizando em busca de novas notificações como o Skype, Google Maps, Waze, WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram, e outros, além de consumir dados de internet, vão deixar seu aparelho sem memória para aquilo que você quer fazer no momento. A solução então é desativá-los, e para isso vamos fazer o seguinte: Vá em configurações, depois em "Gerenciador de Aplicações", e por fim, escolha a aba "Executando". Repare na quantia de memória sendo consumida ao lado do nome do app, escolha aquele que você quer encerrar, clique nele e depois em "Parar".

Celular lento, o que fazer?

Dicas gerais

Além das dicas específicas, algumas generalidades podem conferir um ganho ao seu sistema, confira:

  • Ao menos uma vez por semana desligue o aparelho e deixe-o alguns minutos assim. Isto irá limpar o cache do sistema, resfriar o aparelho, liberar memória, etc.
  • Cheque periodicamente se o seu smartphone está rodando a última versão do sistema operacional, afinal, as atualizações são desenvolvidas pelos criadores para que você ganhe mais segurança, estabilidade, e claro, velocidade;
  • Pc lotado de arquivos e sem espaço de armazenamento gera lentidão, certo? No smartphone a lógica é a mesma, por isso, não esqueça de ações simples, como passar suas fotos para o computador, remover músicas que você não escuta mais, apps, etc. O ideal é manter ao menos 25% de espaço livre, tanto no aparelho, como no cartão de memória. Uma boa dica para quem não consegue se desapegar dos apps facilmente, é removê-los de acordo com algum critério específico, por exemplo, aqueles que você não utiliza há um tempo determinado, digamos que há 2 ou 3 semanas. Além de ficarem ocupando HD do seu smartphone, muitas vezes estes programas ficam funcionando em background (leia sobre isso e como ele nos prejudica, mais acima);
  • Não utilize "task killers" continuamente se o seu celular já estiver neste estágio, pois do contrário, o tiro vai sair pela culatra e vai piorar seu smartphone. Abra-o quando for necessário matar algum app e depois feche novamente. Por mais bem intencionados que sejam estes programas, eles gastam uma boa quantidade de memória e processamento, prejudicando mais do que ajudando;
  • Não deixe Wi-fi, 3G, bluetooth, infravermelho e o que mais possa existir em termos de comunicação ativo ao mesmo tempo. As conexões de rede puxam o desempenho - e a bateria - do seu celular para baixo;
  • Se o seu WhatsApp está configurado para baixar automaticamente as mídias recebidas, desative isto. A opção compromete o bom andamento do celular;
  • O mesmo serve para os games. Não deixe-os rodando em segundo plano, pois MUITO da memória e recursos de hardware do dispositivo são consumidos por eles;
  • Se o seu telefone não é bem servido de memória RAM e hardware em geral, não abuse dos efeitos que não foram feitos para você. Não use papel de parede animado, esqueça aquelas animações usadas no momento de destravar a tela, menus e ícones animados, etc.
  • Não use widgets desnecessários. Ficar mostrando os últimos vídeos de uma inscrição do Youtube ou um preview de suas últimas fotos na home só irá consumir memória e bateria;

Último caso

Se nenhuma das dicas acima serviu para melhorar a velocidade do seu aparelho, então uma última - e radical - solução irá resolver: Restaurar os padrões de fábrica.

Independente do seu aparelho, marca ou modelo, o restauro irá deixar o telefone com a mesma velocidade e agilidade do primeiro dia de uso, exceto, claro, se o problema for hardware e não apenas software.

Mas não se esqueça: Isso irá apagar TUDO que há no seu celular, e quando digo tudo, quero dizer TUDO MESMO. Serão removidos seus contatos, fotos, vídeos, músicas, notas, contas ativas, aplicativos, configurações, chamadas, mensagens, conversas, etc. portanto, um backup é essencial. Não sabe como fazer backup, nem tampouco restaurar o padrão de fábrica? Calma que o Oficina ajuda.

Se você estiver usando Android, clique aqui para aprender a fazer o backup e aqui para aprender a restauras as configurações de fábrica.

Se você está usando o Windows Phone, clique aqui para aprender a fazer o backup e aqui para aprender a restauras as configurações de fábrica.

Bom, se você realmente chegou até aqui é porque o estado do seu smartphone estava crítico, mas com certeza, com o restauro do sistema as coisas melhoraram, certo? Conte-nos nos comentários se agora ele está voando, algum app que você usa para ganhar velocidade, quais suas táticas, etc.