O projeto "Mars One" é uma mirabolante ideia de Lansdorp, que acredita ser possível fixar uma colônia humana em solo marciano, ele já está recrutando pessoas para fixarem moradia em Marte; isso mesmo, pois a viagem ao planeta vermelho será somente de ida, sem volta.

Durante sua explanação dentro da programação da feira de cultura digital e tecnológica que acontece em São Paulo, o holandês disse o seguinte: "Acredito que o momento em que pisarmos no solo marciano, será um dos mais importantes da humanidade, pois o homem estará em um novo planeta".

Vale ressaltar que a Agência Espacial Norte Americana - NASA, jamais enviou uma missão tripulada ao referido planeta, uma vez que a volta a Terra é bastante complicada. A primeira parte do projeto "Mars One" é pra começar em 2018, quando se espera que a empresa conquiste o título de primeira companhia privada a pousar em Marte; essa primeira parte do projeto será somente de testes, assim sendo, não será tripulada.

A primeira nave tripulada deverá sair da Terra somente em 2024, quando em Marte já haverá equipamentos para receber a primeira leva de humanos, como alojamentos, painéis solares, estrutura pronta para o cultivo de alimentos e a produção de uma atmosfera respirável; estrutura essa que será montada por robôs.

Assim que os primeiros astronautas chegarem ao planeta vermelho, sempre em grupo de quatro, sendo dois homens e duas mulheres, mais pessoas serão enviadas a cada dois anos.

De acordo com Lansdorp, uma missão permanente é menos arriscada do que uma missão de retorno, para ele isso é possível, tendo apenas o cuidado nos mínimos detalhes, pois os equipamentos para que isso ocorra já existem. O custo total desse projeto de acordo com Bas Lansdorp é de US$ 6 bilhões, já existindo companhias interessadas em financiar toda a missão. Ainda durante sua palestra, o holandês disse que as quatro primeiras pessoas que serão enviadas a Marte, enfrentarão muitos desafios e terão que resolve-los tudo sozinhos, pois não haverá comunicação com a Terra.

Vale ressaltar que mais de 200 mil pessoas ao redor do mundo já se inscreveram no site da Mars One para a seleção, e deste total, 10 mil são brasileiros. Após a seleção, os mesmos serão divididos em grupos para poderem ser treinados; no caso de um dos membros desistirem da ideia, todo o resto do grupo será eliminado da missão.

Mais informações a respeito da missão "Mars One" deverão ser reveladas em alguns meses.