Essa nova versão do iOS vem destinada para corrigir alguns bugs e reduzir espaços necessários para aplicar a mudança no dispositivo. As melhorias do iOS 8.1.3 são:

- Correção de problemas que impediam alguns usuários de digitar a senha do ID Apple em aplicativos como a Face Time e o Mensage;
- Correção de problemas no iPad que bloqueavam o funcionamento de gestos multitarefa;
- Menor necessidade de espaço para atualização do software;
- Novas opções de configuração para testes padronizados de educação;
- Solução de problemas que faziam o Spotlight não exibir mais resultados de aplicativos.

Além destas, a Apple também informou que a nova versão do iOS 8 corrige outras vulnerabilidades de segurança. Para efetuar o download da nova versão do sistema operacional iOS, os usuários dos aparelhos acima citados deverão acessar o menu "ajuste" de seus dispositivos, na sequencia deverão ir até a menu "geral" e abrir a "atualização de software" para pesquisar sobre essa versão; após todo esse procedimento, os usuários deverão selecionar a versão e executá-la.

A versão 8.1.3 do iOS também está disponível através do iTunes, podendo ser baixada através dos menus "resumo - buscar - atualização"; vale salientar que o tamanho da atualização varia entre os aparelhos, uma vez que o iPhone 5C precisa apenas de 135MB de espaço livre pra o download.

O iOS 8.1.3 também atrapalha os interessados em realizar correções de brechas anteriores que permitiam ao usuário usar apps não autorizados pela empresa da maçã, sendo permitida até a versão anterior 8.1.1, versão essa que permitia desenvolvedores corrigir falhas.

Um dos fortes motivos desta atualização de sistema, é em virtude de uma ação movida por alguns proprietários dos smartphones da companhia que alegavam que o iOS 8 ocupava muito espaço no dispositivo móvel, principalmente aqueles que não possuíam muito espaço para armazenamento.