A divisão de serviços de nuvem pública Amazon Web Services (AWS), da Amazon, revelou na quinta-feira (29), o seu novo serviço de email corporativo, o WorkMail. O usuário, para usufruir o serviço, terá que pagar 4 dólares, e ainda contará com 50 GB de espaço de armazenamento.

O email será integrado aos demais serviços de nuvem da plataforma da AWS, incluindo a Zocalo, plataforma de sincronização e compartilhamento de arquivos em nuvem. Além disso, o WorkMail será ligado ao AWS Key Management System para segurança. 

O serviço "permite aos usuários enviar e receber e-mails, administrar contatos, compartilhar calendários e reservar serviços, utilizando os mesmos aplicativos para e-mail que se usa hoje", explicou a Amazon em uma nota.

O "WorkMail é completamente compatível com o Microsoft Outlook e os clientes podem integrá-lo com seus diretórios já existentes", informou a companhia. "Esse novo serviço poderá ser utilizado em mensagens de correio eletrônico do Microsoft Outlook, ou nos aplicativos do Android e iOS", completou a nota.

O serviço possui um portal próprio para entrada, mas também será oferecido em primeiro plano como um serviço de back-end. Ele irá integrar várias versões do Microsoft Outlook para os usuários.

Vale lembrar que a AWS foi a pioneira em Infraestrutura como Serviço (IaaS) na indústria de cloud computing no início de 2000, com a oferta de serviços de virtualização e armazenamento por demanda.

Conforme a concorrência no serviço em nuvem vai surgindo, a AWS inicia o processo de criação de laços mais profundos com os seus clientes corporativos.

O WorkMail já está disponível e poderá ser utilizado por 30 dias para a fase de testes.