O mundo tecnológico evolui muito a cada dia. E juntamente com a evolução, a necessidade de guardar documentos virou uma constante, já que a produção de arquivos é cada vez maior. Antigamente conseguíamos salvar nossos arquivos em disquetes de 1,44 MB. Após um tempo, a necessidade obrigou a termos HDs com mais espaço, e muitas vezes pendrives para guardar arquivos maiores.

Porém, para escapar de tudo que era conhecido até então, surgiu o serviço em nuvem, que é capaz de armazenar uma grande quantidade de arquivos e até realizar um backup instantâneo de todos os arquivos. Muitas empresas estão investindo no serviço em nuvem e com isso oferecendo muitas opções gratuitas de armazenamento online.

Diante todas as ofertas de serviços de armazenamento, selecionamos os que julgamos mais eficientes e conhecidos no meio. Vale lembrar que cada qual conta com funcionalidades e recursos focados em um ou outro usuário.

Confira abaixo algumas opções de armazenamento em nuvem:

ADrive

O serviço é um dos que mais possui capacidade de armazenamento, ou seja, conta com 50 GB de espaço. Porém, nem tudo são flores, há várias restrições de uso do modo gratuito, como não ser possível guardar arquivos com mais de 16 GB, bem como não poder transferir arquivos via FTP. O serviço, para os não pagantes, só pode ser acessado via aplicativo com anúncios, o que é uma das grandes desvantagens. No entanto, quem optar pela conta paga possui todas as funcionalidades e ainda suporte sempre à disposição.

Box

O Box é um dos serviços mais seguros, e possui boas opções de espaço. Porém, a versão gratuita só oferece 250 MB de espaço. Como desvantagem, ele não pode ser usado com o sistema Linux.

Dropbox

Um dos mais famosos serviços de armazenamento de arquivos em nuvem é o Dropbox. O serviço não possui muito espaço para armazenamento no plano gratuito, porém, através do compartilhamento do serviço com as pessoas, o usuário pode aumentar o seu espaço.

Google Drive

O serviço do Google é muito fácil de ser usado. Ele já vem instalado em praticamente todos os Androids e Chromebooks, assim, uma ótima opção para quem já usa os serviços da companhia. Usuários do Windows Phone e Linux ficam na desvantagem, já que não podem usufruir do serviço.

iCloud

O serviço de armazenamento é exclusivo para usuários de produtos da Maçã. Ele até possui compatibilidade com o Windows, no entanto, não possui grande valor. Os usuários de iPhone e iPad podem se beneficiar das facilidades do serviço. O iCloud pode salvar praticamente todas as informações na nuvem.

Mega

Lançado pelo mesmo criador do MegaUpload, o Mega oferece gratuitamente 50gb de armazenamento e criptografia diferenciada onde só o próprio usuário sabe o que há em sua pasta. Recentemente o criador, Kim Dotcon, anunciou uma série de novas funcionalidades sociais no Mega, como a possibilidade de ter uma rede de amigos e conversar com eles através de texto ou de vídeo-chamadas gratuitas.

OneDrive

O OneDrive é uma boa opção de armazenamento em nuvem, já que é um dos mais completos serviços. No local é possível guardar até 15 GB em documentos, e ainda pode sincronizar fotos, compartilhar diversos arquivos e ainda editar tudo com o Microsoft Office. Como desvantagem, o serviço não pode ser usado com o sistema Linux, já que não é compatível.

E você, usa qual deles? Tem alguma sugestão para nossos leitores? Compartilhe aqui abaixo, nos nossos comentários.