Facebook e Instagram ficam fora do ar por uma hora em várias partes do mundo. O fato ocorreu na madrugada desta terça-feira (27), e o funcionamento dos serviços só voltou ao normal por volta de 5h30, segundo a página de status da rede social.

Quem tentou acessar o Facebook e o Instagram através do navegador ou mesmo por aplicativos oficiais, não conseguiu fazer o login durante um período da madrugada.

Um porta-voz, em nota oficial, negou que o Facebook e Instagram tenham sido alvos de um ataque hackers e atribuiu o problema a uma mudança de configuração, que foi revertida de modo rápido. O WhatsApp, que também pertence ao Facebook, nada sofreu neste período, e teve seu funcionamento normal.

Conforme comunicado do Facebook: "No início desta noite (horário americano), muitas pessoas tiveram problemas para acessar o Facebook e o Instagram. Isso não foi resultado de ataque de terceiros, isso ocorreu depois que introduzimos uma mudança que afetou nossos sistemas de configuração. Nós fizemos rapidamente a correção do problema e ambos os serviços estão de volta a 100% para todos".

 "Nossos engenheiros identificaram a causa da queda e recuperaram o sistema rapidamente. Agora você deve ver a diminuição das taxas de erro, enquanto os nossos sistemas se estabilizam. Nós não esperamos qualquer outra interrupção no serviço novamente", explicou Andrew Pope, um dos gerentes de engenharia da rede social em post técnico e breve.

De acordo com Pope, o histórico no dashboard de status para desenvolvedores do Facebook possui atualmente com um ponto vermelho (downtime, ou tempo fora do ar). O item "Facebook & Instagram API servers down", iniciado por volta de 2h30, consta agora como resolvido.

Atualmente o Facebook conta com cerca de 1,35 bilhão de usuários e é considerada a maior rede social do mundo.