Muitas vezes nos deparamos com notícias que nem sempre são verdadeiras no Facebook, porém, muitas pessoas insistem em compartilhar, seja por falta de informação ou mesmo por pura maldade. Agora, no entanto, o usuário tem a opção de marcar tais notícias, conhecidas como hoaxes (fraude, em inglês) como "notícia enganosa".

O Facebook classifica os hoaxes como uma forma spam que conta com os chamados scams, ou seja, as mensagens enganosas e falsas.

Hoax
Hoax

Os posts falsos, como de mortes de celebridades, epidemias, e outros acontecimentos inverídicos, poderão ser sinalizados pelos usuários, e quanto mais pessoas o marcarem como falso, e comentarem desmentindo o fato, menos eles aparecerão no feed de notícias. Além disso, as pessoas desinformadas tomarão conhecimento que trata-se de post não verdadeiro.

De acordo com o Facebook, em vários testes realizados ficou comprovado que as pessoas costumam compartilhar mensagens falsas, que incluem links, vídeos, fotos, sem ter certeza da veracidade da informação. Além disso, tais usuários tendem a excluir as mensagens enganosas após serem alertados pelos amigos.

"Como consequência, o feed de notícias agora oferece a nova opção 'é uma notícia falsa' quando um usuário vai esconder uma história. Temos trabalhado no algoritmo do recurso para que agora ele tome nota de quando muitas pessoas destacarem um post como falso ou quando muitos usuários apagarem, resultando na anotação de bandeira vermelha e distribuição reduzida", explicou a rede social.

A rede social de Mark Zuckerberg salienta que os posts satíricos não estão incluídos nas alterações e apenas os perfis que costumam compartilhar muitos hoaxes sentirão as mudanças, já que as publicações irão diminuir.