Como os projetistas explicam no vídeo no final deste post, somos seres que vivem em um complexo ambiente 3D de infinitas possibilidades, algo complicado de ser entendido por uma máquina que não dispõe de conhecimentos sobre espaço físico e movimentos conforme nós, que nos movimentamos e nos mexemos a todo o tempo. Atualmente, os celulares trabalham "achando" que nosso mundo se restringe às bordas do visor do aparelho.

Há mais de 10 anos a empresa vem trabalhando conjuntamente com universidades, grupos de pesquisadores e empresas de 9 países para elevar o nível de conhecimento em robótica a um ponto em que nossos telefones celulares vão nos permitir uma interação com o meio ambiente.

Segundo o protótipo desenvolvido, o smartphone que contar com essa tecnologia terá sensores diferenciados que farão atualizações constantes, a cada segundo, do ambiente em 3D que o usuário se encontra, valendo-se de nossa posição e rotação. Ele saberá, por exemplo se estamos em um local aberto, em uma sala com x metros de comprimento, onde tem uma janela, se ela está com o vidro aberto ou não, etc. À medida que você se movimenta, vai montando um mapa dos locais visitados, e quem sabe (minha especulação) poderá compartilhar o mapa para outras pessoas que querem andar neste local, digamos uma trilha até uma cachoeira.

As aplicabilidades são infinitas, desde nunca mais se perder em algum prédio que você nunca foi, saber aonde está o sabão em pó sem nunca ter entrado no mercado, divertir-se competindo pelo domínio do seu sofá com algum amigo com exércitos em miniatura até.... [insira aqui o que sua imaginação conseguir].

O Google ainda afirmou que a iniciativa será totalmente Open Source, ou seja, o código será distribuído na internet para que todos possam estudá-lo, usá-lo, fazer suas adaptações, etc. Apesar de já estar em desenvolvimento há bastante tempo, a iniciativa entrou há pouco tempo em uma das fases mais importantes: A distribuição para desenvolvedores voluntários que irão testar, corrigir, melhorar a aplicação, etc.

Se você se empolgou pode se inscrever para receber um dos convites e entrar nesta experiência de cabeça (e em terceira dimensão). O kit de desenvolvedores é composto de um tablet de 7 polegadas, equipado com processador NVIDIA Tegra K1, 4 GB de RAM, 128 GB de armazenamento, câmera de monitoramento, movimento e detecção de profundidade, WiFi, BTLE e 4G LTE. Os desenvolvedores irão receber ainda atualizações periódicas de algoritmos e API’s.

O Google também entregou aos desenvolvedores de software os smartphones com a tecnologia para que os apps comecem a surgir e criem uma diversificada base para quando o produto foi oficialmente lançado. Se você queria se candidatar para receber um desses, temos uma má notícia: Eles já entregaram todos.

A inscrição para ser um desenvolvedor, vídeos e maiores informações podem ser conferidas aqui

Bom, como disse o Google: "O futuro é incrível. Vamos construí-los juntos". Agora é só aguardar e esperar pelas novidades.