Nos últimos anos o antivírus brasileiro, PSafe, de algum modo conseguiu tomar conta da internet com o seu suposto poder de detecção de vírus, aceleração de desempenho, dentre muitos outros "benefícios". Sempre que o assunto de uma matéria em um site de tecnologia é segurança, os milhões de fãs do aplicativo resolvem recomendá-lo nos comentários, afinal, ele além de ser bom, é brasileiro, não é mesmo?

O provável motivo do crescimento do antivírus é, talvez, a QiHoo, uma empresa especializada na criação de aplicativos de segurança que ficou bastante conhecida depois de ser punida por fraude e roubo de informações pessoais de seus usuários, você pode conferir uma matéria da revista Forbes que fala a respeito do caso clicando aqui. Segundo algumas fontes, em 2013 a QiHoo investiu nada mais, nada menos, que 25 milhões de dólares na empresa PSafe por ela ser uma "startup com grandes chances de sucesso".

Por algum motivo, quando você tenta desinstalar o PSafe, alguns processos e serviços continuam rodando em seu computador, ou seja, o antivírus continua rodando em segundo plano. Para resolver isso, é preciso um pouco mais que uma simples desinstalação. Para realizar esta tarefa, vamos usar o Revo Uninstaller, que exclui e elimina qualquer rastro do programa que você quiser.

Você pode baixar o Revo Uninstaller clicando aqui.

Depois de instalar o Revo Uninstaller, abra-o, vá para o "Desinstalador", selecione o programa "PSafe Total" e então clique em "Desinstalar".

Clique em "Sim".

Selecione a opção "Avançado", para aumentar ainda mais o filtro do Revo Uninstaller e então clique em "Avançar". A seguir, o desinstalador do PSafe irá inicializar.

Clique em "Desinstalar".

Clique em "Sim". Em seguida, uma página da internet irá abrir, perguntando por que você desinstalou o PSafe, você pode ignorá-la e fechá-la.

Clique em "Avançar". Em seguida, uma análise de arquivos irá procurar por qualquer arquivo que tenha ligação com o PSafe, isso pode demorar um pouco.

Depois de terminada a análise, clique em "Avançar".

Clique em "Marcar tudo" e então em "Excluir".

Confirme a ação clicando em "Sim" e depois em "Avançar".

Clique sobre "Marcar tudo" e então clique em "Excluir". Um popup irá te avisar que alguns arquivos só serão excluídos depois que você reiniciar o seu computador.

Clique em "Avançar".

Clique em "Finalizado".

Para concluir a desinstalação, reinicie o seu sistema, assim o seu computador poderá se livrar do resto dos arquivos indesejados.

Pronto! Agora o seu computador está livre do PSafe. Se ainda sobraram dúvidas ou você está com alguma dificuldade, deixe-a nos comentários abaixo, assim que pudermos vamos ajuda-lo!