De acordo com um estudo divulgado na última segunda-feira (12), um programa de computador pode revelar a personalidade de cada usuário do Facebook apenas avaliando as curtidas.

Publicada na revista da Academia Americana de Ciências, a "PNAS", o  estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Cambridge e também da Universidade de Stanford. Através das informações coletadas, os computadores são capazes de avaliar com maior clareza a personalidade das pessoas e também os seus aspectos psicológicos, revelaram os autores.

"No futuro, os computadores poderão ser capazes de inferir nossos traços psicológicos e de reagir em consequência, levando ao surgimento de máquinas com habilidades sociais e inteligência emocional", disse o principal autor do estudo, Wu Youyou, do Centro de Psicometria de Cambridge.

A privacidade é a principal preocupação da descoberta, o que fez com que os autores envolvidos na pesquisa solicitarem políticas que garantam aos usuários um controle total de seu rastro digital.

O estudo contou com 86.220 voluntários no Facebook, que fizeram um teste de personalidade de 100 perguntas através de uma programa nomeado de "myPersonality" (minha Personalidade, em tradução livre). Além disso, eles também permitiram aos pesquisadores o acesso de todas as curtidas na rede social.

No teste, cada usuário precisou se definir em vários quesitos, como escrúpulos, extroversão, grau de neurose, entre outros. Porém, os pesquisadores encontraram que o perfil psicológico pode também ser definido a partir das curtidas de cada um.

Além disso, o programa "myPersonality" permite que os usuários convidem os amigos e também familiares para julgar as características psicológicas através de um pequeno teste de personalidade.

Como resultado, o estudo demonstrou que um computador pode ser capaz de prever a personalidade de um usuário melhor até do que um colega de trabalho, baseado somente nas curtidas.