A fabricante de equipamentos de telecomunicações Ericsson revelou nesta quarta-feira (14), que formalizou uma queixa contra a Apple por licenças de tecnologia móvel, tudo em resposta a um processo que a Apple contra a sueca.

De acordo com a Ericsson, a licença da Apple expirou para o uso da tecnologia desenvolvida pela companhia sueca e que é usada em muitos smartphones e também tablets.

De acordo com Kasim Alfalahi, vice-presidente intelectual da Ericsson, a licença venceu "muito recentemente".  "Temos tentado negociar um novo acordo. Chegamos à conclusão de que precisamos da ajuda de um terceiro", disse Alfalahi.

Agora, a Ericsson solicita ao tribunal que determine a oferta de licença em termos justos, razoáveis e também não discriminatórios.

Vale notar que a Apple entrou com um processo em 12 de janeiro alegando que as patentes da Ericsson para a tecnologia sem fio LTE não são essenciais para os padrões da indústria de celulares. A companhia sueca exige royalties abusivos pelas patentes.

A Samsung Electronics, no início do ano passado, concordou em pagar à Ericsson US$ 650 milhões, bem como os anos de royalties para acabar com a disputa sobre as licenças de tecnologia.