O Google Translate ficará mais versátil na próxima atualização, afirma o jornal The New York Times. Conforme a publicação, a atualização contará com a tradução em tempo real para a versão Android. Assim, após a atualização, o aplicativo poderá fazer a identificação da língua que a pessoa estrangeira está falando e realizar a tradução instantânea através do celular.

O Google informou que o Translate já foi instalado mais de 100 milhões de vezes em aparelhos equipados com o seu sistema operacional, e o update poderá ser feito na grande maioria deles.  "Como de 80% a 90% da web está em apenas dez línguas, a tradução torna-se parte essencial da aprendizagem para muitas pessoas", afirmou à publicação Macduff Hughes, diretor de engenharia do Google Translate.

Serviços do Google, como o navegador Chrome, já conta com a tradução automática de páginas na web para as línguas mais conhecidas. O Gmail, por sua vez, possui tradução para mais de 140 idiomas. O Google Translate oferece traduções escritas para 90 idiomas e ainda consegue fazer a tradução "ouvida" de algumas palavras.

O novo aplicativo do Google pretende disponibilizar traduções simultâneas praticamente perfeitas e terá funcionamento simples.  Por exemplo, se uma pessoa falar em inglês, o tradutor irá reconhecer a língua e traduzir o conteúdo na tela do celular no idioma do usuário.

A disponibilidade do update do aplicativo não foi anunciada. Porém, o jornal New York Times afirma que o Google ainda está testando a ferramenta, para que seja disponibilizada apenas quando estiver em pleno funcionamento.