"O fim do poder", de Moisés Naím, livro escolhido por Mark Zuckerberg para a sua sessão de leituras do ano, esgotou em poucas horas na última semana, nos Estados Unidos. Este foi o primeiro livro escolhido pelo CEO do Facebook.

Zuckerberg, após pedir dicas para o ano aos seus seguidores na rede social, aceitou o desafio de ler um livro a cada duas semanas. Ele, inclusive, criou uma página chamada "A Year of Books" (Um ano de livros, em Português) para anunciar todos os livros escolhidos e também para receber recomendações.

A escolha da obra "O fim do poder" foi uma surpresa para o autor. O livro fala sobre como poder passou de governos, religiões e empresas para as mãos de indivíduos.

Moisés Naím, membro ilustre do Fundo Carnegie para a Paz Internacional e também ex-político da Venezuela chegou a acreditar inicialmente que uma amiga que trabalha no Facebook teria sido a responsável por indicar a obra.

No entanto, ao questionar a amiga, descobriu que ela não tinha qualquer ligação com a escolha de Zuckerberg. Naím descobriu que o CEO do Facebook fez a escolha por conta própria.

"Eu não sabia que isso ia acontecer", disse Naím em sua primeira entrevista cedida após ter sua obra escolhida por Zuckerberg. "É algo gratificante e animador, e excelente para um escritor".

O escritor também revelou que não conhece Zuckerberg pessoalmente, porém está "muito grato" pelo reconhecimento público.

Após a divulgação de Zuckerberg, "O fim do Poder" esgotou rapidamente das lojas. Em três horas, por exemplo, na loja da Amazon não era mais possível encontrar a obra.