No último domingo (7), o Facebook atualizou o seu sistema de buscas e com isso, os usuários podem localizar postagens antigas.

Com isso, a chamada "Busca Social" ou "Graph Search" está ampliada. Antes da atualização era possível realizar buscas somente por pessoas, fotos, locais de interesses e postagens, caso fosse digitado o texto correto. Com a mudança, o usuário pode encontrar um post antigo a partir de combinações de palavras, igualmente acontece nos tradicionais buscadores da web.

Conforme a empresa, a ideia é "tornar mais fácil encontrar as publicações que foram partilhadas consigo." Sendo assim, o resultado das buscas só irão acorrer em torno das próprias publicações e dos amigos.

"Com uma pesquisa rápida, você consegue ver de novo um vídeo divertido da sua graduação, uma notícia que você se importa em ler ou fotos do casamento de seus amigos no verão passado", afirma Tom Stocky, vice-presidente de pesquisa do Facebook, em post do blog corporativo da rede social. "Seus resultados de busca são personalizados e únicos para você", acrescentou.

"Com uma rápida pesquisa, pode encontrar um vídeo engraçado do dia em que acabou o liceu, um artigo noticioso que queria ler ou fotografias do casamento do seu amigo no verão passado", diz ainda Stocky.

No resultado das buscas, os posts são ranqueados por tempo de compartilhamento e também nível de relacionamento entre os usuários. Portanto, os posts dos amigos aparecerão antes das postagens públicas dos amigos dos amigos. Além disso, também ficará disponível posts de pessoas e de páginas curtidas.

A atualização está disponível tanto para os usuários da rede social na versão web, bem como para iOS. Ainda não há informações de quando a novidade chegará para o sistema operacional Android.