O YouTube, recentemente, anunciou novas funcionalidades para os vídeos que são postados na rede social. E o que poucos sabem é que o Facebook está dando mais um passo no que diz respeito com a disputa travada com o YouTube.

Agora, o Facebook optou por desabilitar a reprodução de filmes do YouTube dentro da rede social. Os usuários, aos poucos, sentirão as mudanças. Conforme o próprio Facebook ao Adnews, a novidade chegará a todos os usuários em breve.

Com a atitude, o Facebook pretende dar mais visibilidade aos vídeos postados no próprio Facebook, ou seja, sem que passe por serviços da concorrência.

No entanto, a mudança poderá não agradar muita gente, já que muitas pessoas utilizam a rede social de Mark Zuckerberg para divulgar os seus trabalhos que foram postados no YouTube.

Um bom exemplo é a fanpage do Portas dos Fundos, que poderá ver o número de visualizações de vídeos cair consideravelmente, já que a página no Facebook funciona como uma forma de propaganda.

De acordo com a Comscore, o Facebook já ultrapassou o YouTube em vídeos no desktop. Somente no mês de agosto, o Facebook entregou um bilhão a mais de visualizações do que o YouTube. O resultado muito se deve a visualização automática de vídeos habilitada pela rede social.

Agora, o usuário, ao clicar em um vídeo no Facebook, será direcionado ao site de vídeos do Google. Se estiver no celular, e o usuário não conta com o aplicativo do YouTube, o vídeo será rodado no próprio Facebook.

De acordo com o Facebook, a medida tem como objetivo melhorar a experiência: "os vídeos sempre funcionam melhor na plataforma nativa", justifica.