As crianças estão cada vez mais inseridas no mundo virtual. Elas acessam sites, jogam, realizam pesquisas, enfim, fazem praticamente tudo que o os adultos costumam fazer enquanto estão conectados. Pensando nisso, o Google irá desenvolver serviços próprios para os pequenos.

De acordo com uma reportagem do USA Today, baseada na entrevista de Pavni Diwanji, executiva do Google, a gigante das buscas está fazendo "alguma coisa" para tornar os seus serviços mais receptivos para as crianças.

"A partir do próximo ano, a gigante de tecnologia planeja criar versões específicas dos seus produtos mais populares para os jovens com 12 anos ou menos", diz a publicação.

 "Nós sabemos que esta medida pode ser controversa, mas a verdade é que as crianças já tem acesso a estas tecnologias - seja em casa ou na escola - e a melhor estratégia é garantir que elas sejam usadas da melhor forma possível", disse Diwanji.

Ainda não está perceptível o que realmente o Google está fazendo para tornar os seus serviços mais amigáveis para as crianças. Ao que indica, a companhia irá investir na interface e também nos resultados das buscas.

O que realmente devemos esperar nos novos produtos do Google são os filtros de censura e controle de privacidade diferenciado, que devem aumentar o controle dos pais sobre os assuntos acessados pelas crianças. Além disso, o resultado das buscas deverá ser direcionado ao mundo infantil, priorizando os desenhos animados e também os games apropriados aos pequenos.

De acordo com Diwanji, este pode ser um dos maiores desafios do Google.  "Nós queremos criar uma base sólida e ter certeza que toda a experiência do Google seja boa para crianças", disse.