Segundo ele, "a Huawei jamais ganhou algum dinheiro com o Windows Phone". Mesmo sendo uma das grandes empresas chinesas do mercado mobile, ela ainda possui pouca presença em território ocidental, onde dados apontam que a Huawei esta mais presente na China no setor de equipamentos de conectividade, como modens e roteadores, além de estar presente no mercado de infraestrutura.

Mesmo com pouca presença no mercado mobile em território ocidental, a companhia continua com seus planos para esse território, onde segundo Kelly, a empresa não pretende tão cedo voltar ao mercado do Windows Phone.

Sem comentar muito a respeito da situação, Kelly apenas confirmou o que todos já sabiam e de acordo com ele, nenhuma outra empresa obteve lucro com celulares que rodam o sistema operacional da Microsoft, sendo esse um dos grandes motivos ao qual a empresa da Califórnia, antes mesmo de adquirir a empresa finlandesa Nokia e assumir o seu comando na produção de smartphones com seu sistema operacional próprio, liberou gratuitamente o uso da plataforma em aparelhos móveis de empresas parceiras.

Vale salientar que essa não é a primeira vez que a empresa chinesa critica abertamente o sistema operacional da Microsoft; em 2013 a Huawei já havia taxado o Windows Phone de ser um sistema operacional fraco, declarando ainda que o mesmo não tinha valor para as empresas por não corresponder às altas taxas cobradas por seu licenciamento para o lançamento de dispositivos móveis.

Entretanto, a Microsoft ainda continua a procurar por parceiros comerciais e de fabricação em território ocidental, principalmente em território chinês, onde pretende entrar com força ao lado de empresas renomadas como a Foxconn, Lenovo e ZTE.