Mais uma grande companhia pretende abandonar o buscador do Google de seu navegador. A empresa da vez é a toda poderosa Apple, que já vem a algum tempo tentando se desligar da integração do Google em seus produtos, quando em 2013 ela lançou o Siri para o sistema iOS 7, que realizava a busca automaticamente pelo Bing, da Microsoft, mas dando a liberdade a seus usuários de solicitar a assistente pessoal que fizesse a busca pelo serviço do Google.

Além do futuro abandono ao buscador da toda poderosa empresa das buscas, a Apple já removeu o Google Maps e o YouTube do sistema iOS no ano de 2012, até porque ela possui seu próprio aplicativo de mapas, mas dando a liberdade a seus usuários de usar esses serviços através de download que pode ser feito na App Store.

De acordo com um relatório divulgado pelo "The Information", a Apple tem um acordo com o Google como mecanismo de pesquisa padrão no Safari que se encerra em 2015, após esse período, a Apple está livre para contratar uma nova empresa que forneça esse serviço. Com esse "boato", empresas como Microsoft e Yahoo já estão se mexendo e até mesmo conversando com a Apple a fim de tomar o lugar do Google como buscador padrão no Safari.

Segundo informações, as duas empresas já andaram enviando propostas a vice-presidente sênior de Software e Serviços de Internet da Apple, Eddy Cue, a respeito do futuro buscador padrão do Safari.

Mesmo com o contrato chegando ao seu final, isso não quer dizer que a Apple não possa renovar o mesmo com o Google, mas a grandes indícios de que isso não irá ocorrer; bem ao estilo que ocorreu com o Mozilla que não renovou o contrato com o buscador do Google em seu navegador Firefox.