A palavra touch screem já é conhecida há bastante tempo, porém, ganhou ainda mais notoriedade com a chegada de smartphones e tablets.  Além de smartphones e tablets, outros aparelhos também contam com esta tecnologia, como é o caso de caixas eletrônicos, máquinas de vendas de bilhetes, jogos, aparelho GPS, entre outros.

De acordo com a definição citada no site Wikipédia, "Uma tela sensível ao toque, também conhecida pelo anglicismo touch screen, é um tipo de tela sensível à pressão, dispensando assim a necessidade de outro periférico de entrada de dados, como o teclado. Funciona também como filtro para as radiações do monitor e elimina a eletricidade estática."

Touch screen aplicado ao nosso dia-a-dia

Em suma, o touch screem dispensa múltiplos periféricos, tornando-se mais prático para as atividades diárias. Podemos dizer que a tela sensível ao toque possui maior interação com as pessoas, já que através de um simples toque na sua área de exibição, uma função é exercida.

Atualmente existem vários tipos de tecnologias empregadas na fabricação deste tipo de dispositivo, porém, duas possuem maior destaque, já que são muito utilizadas em tablets e  smartphones. São elas:

Tecnologia resistiva

Essa tela é confeccionada com três camadas. Duas delas são condutoras, uma isolante. A primeira camada, a de cima, é flexível, no geral é feita de poliéster. A camada de baixo é de vidro. A primeira camada é formada por um produto que aumenta a dureza da superfície da tela, com isso, deixando-a mais resistente.

Como funciona a tela touch screem resistiva?

O funcionamento desse tipo de tela é teoricamente simples. Quando a tela é tocada, as duas películas condutoras entram em contato de forma que a corrente elétrica possa fluir. Após, o aparelho aplica uma voltagem nas barras verticais e nas barras horizontais, medindo a tensão entre o ponto de impacto e cada uma das barras. Com isso, quando o usuário aperta a tela, as camadas se unem e um mecanismo capta essa junção, fazendo que sistema seja informado sobre o ponto apertado, fazendo que a tarefa seja executada.

Tecnologia Capacitiva

O funcionamento das telas com tecnologia capacitiva é um pouco diferente. Neste tipo de tela existe uma camada que acumula as cargas sobre a placa de vidro do monitor. Deste modo, quando o usuário toca a placa, algumas destas cargas são transferidas para o dedo. Assim, as cargas que saem da placa capacitiva acabam criando uma falta importante. Um captor é o responsável por determinar as coordenadas do ponto tocado. Essas placas costumam ser mais resistentes que as resistivas.

Veja a diferença entre ambas: