A globalização é um processo de integração entre economia, sociedade, cultura e política, tornando o mundo cada vez mais interligado. Tal processo une mercados de diferentes países e faz com que mercadorias e pessoas possam se aproximar cada vez mais.

A globalização, podemos dizer que surgiu juntamente com a evolução do mundo, ou seja, com o aprimoramento de meios de transportes, telecomunicações, enfim, todo o processo de transição do avanço tecnológico. A partir disso, a distância entre diferentes países parece estar mais curta, diante da grande facilidade de locomoção. Atualmente, em algumas horas é possível estar em outro continente, em épocas remotas, essas viagens demoravam meses e só aconteciam através de navios. Outro exemplo, hoje em dia as notícias são veiculadas em tempo real, com a internet, TV, telefone, antigamente, o que acontecia em outro país demorava algum tempo para que chegasse ao conhecimento de outros territórios.

Conforme os estudiosos, o processo de globalização surgiu para atender o capitalismo. Países mais desenvolvidos precisavam buscar novos mercados, já que o consumo interno estava saturado. Daí a necessidade de explorar novos mundos, novos mercados e consumidores.

O termo globalização ganhou ainda mais força com a chegada das inovações tecnológicas, tendo em vista as telecomunicações e a informática (em especial a internet), que avançaram muito nos últimos anos.

Há quem diga que a tecnologia é a principal condutora da globalização. Os notórios avanços na tecnologia de informação têm gerado poderosas ferramentas a todos os agentes econômicos para poder identificar e também captar as oportunidades econômicas.

Com o processo de globalização as relações comerciais entre países estão mais acentuadas.  A facilidade de compras e expansão de produtos e serviços para fora dos países tem estreitado cada vez mais a ligações entre diferentes territórios. As companhias também, cada vez mais, contam com a facilidade de realizar atividades em outros países.

Vantagens e Desvantagens da Globalização

A abertura da economia e ao Globalização são processos irreversíveis, que nos atingem no dia-a-dia das formas mais variadas e temos de aprender a conviver com isso, porque existem mudanças positivas para o nosso cotidiano e mudanças que estão tornando a vida de muita gente mais difícil.

Um dos efeitos negativos do intercâmbio maior entre os diversos países do mundo, é o desemprego que, no Brasil, vem batendo um recorde atrás do outro. No caso brasileiro, a abertura foi ponto fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade. É o que vemos em vários setores, como eletrodomésticos, carros, roupas, cosméticos e em serviços, como lavanderias, locadoras de vídeo e restaurantes. A opção de escolha que temos hoje é muito maior.

Mas a necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas, produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e máquinas. O trabalhador perdeu espaço e esse é um dos grandes desafios que, não só o Brasil, mas algumas das principais economias do mundo têm hoje pela frente: crescer o suficiente para absorver a mão-de-obra disponível no mercado, além disso, houve o aumento da distância e da dependência tecnológica dos países periféricos em relação aos desenvolvidos. A questão que se coloca nesses tempos é como identificar a aproveitar as oportunidades que estão surgindo de uma economia internacional cada vez mais integrada.