As pessoas costumam imaginar que as pistas de patinação ou quadras de hockey no gelo são uma grande piscina cheia de água congelada. Já adiantamos no começo da matéria que esse pensamento é um tanto quanto errôneo, pois a camada de gelo nem é tão grande assim.

Para explicarmos como as quadras de hockey são feitas, vamos usar o exemplo da Arena Raleigh, localizada na cidade de Raleigh, do estado da Carolina do Norte, Estados Unidos

Na Arena Raleigh, toda a "mágica" acontece no subsolo, abaixo da camada de gelo, abaixo dessa camada, existem mais quatro camadas de materiais para auxiliarem o processo de refrigeração da mesma.

A receita das arenas

A primeira camada (G), que é a maior e mais funda, encontramos brita e areia. Essa camada é responsável por canalizar a água que escorrer das outras camadas para um cano de drenagem que fica mais ao fundo da mesma, para que não se acumule muita água no subsolo.

Já na segunda camada (F) é feita de concreto, é preciso manter esse concreto aquecido para que a água que estiver no subsolo não congele e se expanda, caso essa expansão ocorra, os pisos serão empurrados para cima, causando rachaduras na pista.

A terceira camada (E) é composta por um material isolante térmico, que é responsável por manter a temperatura da quarta camada em um nível ideal, assim como manter a temperatura camada de concreto aquecido em sua temperatura ideal, sem que essa seja afetada pela temperatura da quarta camada, que é fria.

A quarta camada (C) é a mais importante quando o assunto é "manter o gelo congelado", pois ela funciona de modo parecido com a segunda, ela também é feita de concreto, porém, no interior desse concreto existem canos (B), e por esses canos corre uma água especial, a chamada água dura (uma solução de Clereto de cálcio), que resiste a temperaturas mais baixas, capacitando a mesma a manter-se no estado líquido em temperaturas abaixo de 0 °C. Um sistema de refrigeração abaixo da arena (A) mantém a água dura em uma temperatura ideal, que pode variar de acordo com a temperatura ambiente do lado de fora da arena. A água resfriada corre pela tubulação mantendo, a quarta camada resfriada e garantido que a água que se acumular sobre ela congele a uma temperatura entre 4 °C e 4,5 °C.

Por fim, a quinta camada (D) é o próprio gelo que vemos na arena, porém, o que não sabemos é que ela se divide em outras camadas, o que garante que o gelo mantenha-se duro.

Como o gelo fica duro e propício a pintura

Com um carro de pintura, que se assemelha muito ao carro-maca dos campos de futebol, porém com um tanque de 1000L no lugar da maca, o processo de criação da camada de gelo é iniciado. O carro passa pulverizando água sobre toda a pista, até que se forme uma pequena camada de gelo de cerca de 0,8 milímetros de espessura, que congela quase que imediatamente quando toca a quinta camada de concreto resfriado.

Depois que a primeira camada de gelo está totalmente congelada, a segunda camada de também 0/8 milímetros é aplicada da mesma maneira. Depois que a segunda camada também seca, um importante componente entra em cena, a tinta branca, uma tinta especial que pinta a superfície de toda a pista para que a mesma contraste com o puck (disco que tem a mesma função que a bola no futebol) e os jogadores possam vê-lo melhor.

Quando a tinta seca, uma nova camada de gelo é aplicada para selar a tinta branca e garantir que ela não irá ser danificada, porém, essa camada é mais espessa, cerca de 1,6 milímetros garantindo maior segurança para a tinta.

Assim que o gelo está novamente duro, é hora de pintar novamente. Dessa vez, as demarcações do campo, logotipo do time da casa e seus patrocinadores são pintados a mão, para garantir que não ocorram rasuras em seus desenhos.

Depois que essa tinta finalmente seca, é a vez da camada principal, que irá proteger os desenhos e demarcações da quadra. Essa camada pode chegar a até 22,3 milímetros, porém deve ser aplicada gradualmente, em finíssimas camadas assim como eram aplicadas as camadas anteriores, quanto menor for a quantidade por camada, melhor.

Até que não é tão fundo!

Ao final do processo de construção da camada de gelo, ela terá 25,5 milímetros de espessura e estará perfeita para a prática de esportes. Mas, qual é o segredo para que o gelo não se corte com facilidade? O segredo é o processo pelo qual passaram na criação de várias finas camadas de gelo até chegar na espessura ideal, pois o gelo fica mais concentrado do que ficaria se fosse congelado de uma só vez.

Todo esse processo de criação da camada de gelo pode durar cerca de 24 horas e gastar de 45000 a 57000 litros de água, o processo necessita paciência para que a pista não necessite de muitos reparos e consequentemente mais desperdício de água.


A Consol Energy Center é uma das mais conhecidas quadras de Hockey do mundo.