Endorfina é um neuro-hormônio produzido pelo próprio organismo na glândula hipófise. O termo tem origem das palavras endo (interno) e morfina (analgésico). Após muitos estudos, os cientistas descobriram que a liberação desse hormônio causa a sensação de bem-estar, conforto, bem como melhora de humor e também da alegria.

Estudos apontam que a endorfina, após ser produzida pela hipófise, é liberada para o sangue juntamente com outros hormônios como o GH (Hormônio do crescimento) e ACTH (Hormônio adrenocorticotrófico) que tem a função de estimular a produção de adrenalina e cortisol.

Os estudiosos acreditam que a endorfina possui um papel mais além do que analgésico. Assim, ela pode controlar a reação do corpo à tensão, regulando funções do sistema nervoso central autônomo, como as contrações da parede intestinal, como também determinar o humor. Nos últimos anos os estudos sobre esse hormônio aumentaram muito, porém, ainda várias duvidas persistem. Autores como Harber & Sutton, McGowan , Shyiu , Hoffmann e Heitkamp contribuíram muito para o estudo sobre a real função da endorfina. Assim, como destaque temos:

De acordo ainda com pesquisas, os efeitos da liberação da endorfina podem ser sentidos por até mais de uma hora. Fato explicado pela tranquilidade que as pessoas apresentam após alguma atividade física.

Por seu efeito analgésico natural, médicos recomendam aos seus pacientes que sofrem com algum tipo de distúrbio emocional que pratiquem exercícios físicos.

No entanto, muitas pessoas apresentam certa dependência causada pela prática de atividades físicas, o que seria explicado pela alta concentração de endorfina no organismo dos atletas. Sem se exercitar, muitos deles acabam apresentando maior irritabilidade, alteração no humor, desconforto e até depressão.

Os cientistas ainda não conseguiram identificar um tempo determinado de exercício físico para que a endorfina seja liberada com mais intensidade. Porém, estima que após 30 minutos de exercícios aeróbicos o efeito já começa a ser sentido.

O que as endorfinas fazem no corpo humano?

  • Melhoram o sistema imunológico;
  • Melhoram a memória;
  • Melhoram o humor;
  • Aumentam a disposição física e também mental;
  • Possuem efeito antienvelhecimento;
  • Aliviam as dores.

Estudos dizem que não somente as atividades físicas fazem com que a endorfina seja liberada no organismo, mas também o consumo de chocolate (cacau) e também a pimenta.