E mais uma página sobre espionagem virtual é aberta. De acordo com um relatório da renomada empresa de segurança Symantec, desenvolvedora do antivírus Norton, um poderoso vírus espionou computadores do mundo desde 2008 sem ser detectado.

O malware, nomeado de Regin, é, segundo a empresa de segurança, "uma avançada ferramenta de espionagem, com um desenvolvimento técnico raramente visto".

O Regin foi usado por muitos anos para espionar governos, empresas, operações de infraestrutura, vários negócios e até pesquisas. A Symantec afirma que o vírus está em atividade desde 2008 e até então nunca havia sido percebido.

A sofisticação do malware sugere que ele tenha demorado vários meses, ou mesmo anos para ser desenvolvido. O Regin é capaz de apagar todos os seus rastros, e por isso, nunca foi encontrado.

"Suas capacidades e seu grau de recursos indicam que o Regin é uma das maiores ferramentas de ciberespionagem usadas por uma nação", escreve a Symantec em um post em seu blog.

Ainda não se sabe a origem do vírus, tampouco por quem foi usado.  "O principal propósito do Regin é coletar informações e foi usado para juntar dados de organizações governamentais", escreve a empresa.

"O vírus parece ter vindo de alguma organização do Ocidente, em função do nível de habilidade requerido para o seu desenvolvimento em termos de investimento de tempo e recursos", afirmou à BBC Sian Jenkins, especialista da Symantec.

O Regin desapareceu em 2011, porém, no ano passado, surgiu em uma nova versão. A Symantec disse que o malware não poder ser ainda totalmente decifrado, já que possui funcionalidades que a empresa ainda não possui capacidade de entender.

O país que foi mais afetado pelo vírus é a Rússia, com 28%. Em seguida, a Arábia Saudita, com 15%, e após Irlanda e México, ambos com 9%. Vale notar que o Brasil não consta nos países afetados.