A partir da terça-feira (18), o Twitter liberou uma busca de qualquer mensagem que tenha sido publicada no microblog desde 2006.

"Nossa ferramenta de busca se destacou em explicitar notícias de última hora e eventos em tempo real, e nossa infraestrutura de índice de busca refletia a forte ênfase nesse caráter recente. Mas nosso objetivo de longo prazo é permitir às pessoas procurar entre cada tuíte já publicado", disse Yi Zhuang, engenheiro de infraestrutura de busca do Twitter, em nota no blog da empresa.

Twitter alterou a infraestrutura necessária para a indexação das mensagens para que os usuários consigam realizar buscas de eventos do passado. O microblog afirma que meio bilhão de publicações podem ser suportadas pela rede de buscas. Os resultados são exibidos em menos de 100 milisegundos.

"Desde o primeiro tuíte, escrito há pouco mais de oito anos, dezenas de milhares de tuítes cotidianos foram transcritos, mas também os de eventos históricos", anunciou  ainda no blog da empresa.

"Nossa meta tem sido sempre permitir a todos navegar através de todos os tuítes escritos", acrescentou.

Para conseguir o feito, o Twitter começou a desenvolver o sistema de buscas por mensagens antigas ainda em 2012, quando a empresa criou um índice de tuites histórico, com cerca de 2 bilhões de mensagens. No ano seguinte, em 2013, a mensagens foram dispostas por ordem de impacto. Já agora, todas as mensagens são exibidas.