O mercado de smartphones está cada vez mais concorrido. Prova disso é que a Samsung irá reduzir um terço do tamanho do seu portfólio de smartphones em 2015. A indústria chinesa, que ganha cada vez mais espaço no competitivo mercado, é uma das grandes concorrentes das marcas famosas de smartphones.

De acordo com o diretor de relações da sul-coreana, Robert Yi, em uma conversa com investidores, a ideia é reduzir entre 25% e 30% o número de smartphones que são produzidos. Nesta terça-feira (18), um representante da Samsung confirmou o plano.

A redução deve atingir os setores de baixo e médio porte, ou seja, os que representam um maior número de vendas, porém, com menos lucro. Para os aparelhos de baixo custo a ideia é reduzir o número de opções e oferecer um serviço de suporte mais dedicado para eles. Já para o  segundo segmento, a companhia pretende aumentar o número de opções e fazer proveito do compartilhamento de peças para poder oferecer preços mais atrativos.

A medida será tomada principalmente após a grande queda no mercado, sendo que passou de 32,5% da fatia de vendas para 23,8% em apenas um ano. De acordo coma empresa de consultoria IDC, enquanto a sul-coreana caiu, a companhia chinesa Xiaomi passou para o terceiro lugar do ranking,  ficando atrás da Apple. A Samsung, mesmo assim, continua líder no setor.

De acordo com especialistas, a ideia parece viável, principalmente a curto prazo. De acordo com eles, a Samsung possui muitas "variações" de modelos. Agora, a Samsung, ao que tudo indica, irá contar com apenas determinados tipos de smartphones direcionados para cada segmento de preço.

Os usuários, provavelmente, não irão sentir a diferença dos esforços da Samsung. No entanto, especialistas acreditam que a companhia poderá oferecer aparelhos de maior qualidade, e com duração mais longa.