Muitas vezes enfrentamos alguns problemas em nossos computadores motivados por alguns conflitos de drivers, mal contato de hardware ou então simples configurações mal ajustadas. Por mais que pareçam simples, esses problemas podem gerar confusão se não forem corrigidos corretamente.

Um problema muito comum é o Windows ficar sem som, então, que tal tentarmos resolvê-lo?

O tutorial a seguir mostra detalhadamente os passos que você deve seguir para verificar as configurações e drivers de áudio do seu computador.

Antes de começarmos o tutorial, verifique se o seu fone de ouvido ou qualquer outro meio de saída de áudio está devidamente conectado na máquina. Se o seu fone tiver saída USB, verifique se ele está conectado em uma entrada USB, se for P2, verifique a entrada P2, se for HDMI (quando o som sai diretamente em seu monitor) faça o mesmo.

Verificou as entradas e o Windows continua sem som? Então vamos ter certeza de que se computador não está sem volume ou no modo mute.

Clique no botão de volume do seu computador.

Tenha certeza de que seu computador está mostrando o mesmo que o nosso, dessa maneira ele estará com o volume acima do mínimo e nem no mute.

Continua sem som? Então o seu problema só pode ser de driver!

Mova o seu mouse até o canto direito da tela para que apareçam as opções de configurações e clique sobre "Pesquisar".

Digite "Driver" na barra de pesquisa e clique sobre "Atualizar drivers de dispositivo".

Na janela que abrir, procure por "Entradas e saídas de áudio" e expanda a opção, depois clique duas vezes sobre o hardware de saída de áudio que você está usando.

Na nova janela, clique sobre "Atualizar Driver...".

Selecione "Pesquisar automaticamente software...".

Pronto, pode fechar as janelas que o seu áudio estará funcionando!

Se ainda assim o seu problema não foi resolvido, então é muito provável que o problema é com o seu fone de ouvido ou qualquer outra saída de áudio que você estiver usando. Antes de procurar comprar outro, peça para um técnico dar uma olhada no seu computador e explique o seu problema.

Sobrou alguma dúvida? Não fique com vergonha de perguntar aí nos comentários!