Uma nova ferramenta online também traz informações para quem realmente desejar fazer essa operação, permitindo ainda o cancelamento de registros dos números junto ao sistema de conversão de SMSs.

A Apple traz nessa nova funcionalidade duas maneiras de realizar tal ação, sendo uma complexa e a outra mais simples. Para os usuários de iPhones de modelos mais antigos, basta colocar o chip novamente no aparelho, na sequência acessar as configurações do aparelho e desativar o iMessage, assim ele poderá novamente receber mensagens de forma pura.

Já para os proprietários dos novos modelos de iPhones, podem efetuar a ação inserindo o número registrado com o seu código de área (DDD) e esperar a chegada através de mensagem de um código de confirmação. Após esta ação, o proprietário do aparelho terá que inserir na mesma página o código recebido para que assim seja efetuado o cancelamento do registro, fazendo com que o sistema não bloqueie mais as mensagens.

Segundo a própria Apple, o cancelamento do serviço de iMessage em aparelho poderá levar mais de 40 dias, gerando polêmica entre os usuários do iPhone, mas de acordo com a companhia da maçã, isso é uma forma de proteção do próprio mercado, tanto que a companhia vem sofrendo um processo em relação a esta questão.

Nesta ação, um grupo de usuários acusa a companhia Apple de infringir as leis federais por causa da interceptação de mensagens de usuários, impedindo deliberadamente que as mesmas cheguem aos aparelhos de outras marcas para ex-usuários do iPhone, armazenando assim esses SMSs indefinidamente.

Vale dizer que essa não é a primeira vez que a empresa da maçã vem sendo processada por algo deste gênero; em respostas a tudo isso, a Apple afirma que o iMessage é um serviço proprietário para usuários do sistema operacional iOS, sendo visto inclusive como uma grande vantagem, assim sendo, é claro que ele não poderá estar disponível para outros sistemas, entre eles o Android, do Google e ainda informa que o serviço deve ser desativado pelo mesmo usuário que ao comprar um iPhone, concordou em utilizar o sistema.

O problema disto tudo é que na grande maioria das vezes, os usuários não leem os termos de uso, mas com a nova página informativa, espera-se que este problema seja resolvido, mas mesmo assim, o cancelamento do serviço continuará sendo um incômodo ao qual muitos de seus usuários de iPhones não ficarão sabendo.