Astrônomos russos detectaram através de imagens do espaço feitas pela rede de telescópios robóticos Master, um asteroide que, algum dia, poderá ser chocar com a Terra. A Agência Espacial Americana (NASA) classificou o asteroide como potencialmente perigoso.

Chamado de 2014 UR116, o asteroide, segundos os pesquisadores, possui 370 metros de diâmetro. Ele é 20 vezes maior que o meteorito que atingiu a Sibéria em 2013.

Os estudiosos não puderam informar quando o asteroide irá se chocar com o nosso planeta, porém, garantiram que nos próximos dois anos o evento não acontecerá. Conforme eles, mudanças de rota podem fazer com que o 2014 UR116 não passe tão perto da Terra e assim, sem riscos de colisão.

A NASA classifica todos os asteroides potencialmente perigosos com mais de 150 metros de diâmetro e que possam passar pela Terra a menos de 20 mil quilômetros do planeta. Conforme a Agência, caso um asteroide desse porte colida com a Terra, poderá acontecer uma devastação regional sem precedentes, ou mesmo grandes tsunamis.

Vale lembrar que no início de 2013 a NASA classificou cerca de 1.400 como potencialmente perigosos. No entanto, de acordo com a Agência Espacial Americana, nenhum deles representava perigo nos próximos 100 anos.

"Periodicamente, esse asteroide aproxima-se de cada um dos planetas referidos (Terra, Marte, Vénus). Segundo os resultados de observações feitos durante os dois primeiros dias após a descoberta, o corpo foi qualificado como asteroide perigoso para a Terra, o que não significa, porém, que o 2014 UR116 irá colidir inevitavelmente com o nosso planeta. Simplesmente, de acordo com a classificação de astrônomos, quando a órbita ultrapassa o ponto crítico a caminho da Terra, todos esses objetos são considerados como potencialmente perigosos a partir de uma certa distância", disse Serguei Yazev, diretor do observatório da Universidade Estatal de Irkutsk.