No pacote do Office para os dispositivos com os sistemas acima citados, estarão presentes o famoso Word, Excel e Power Point, sendo que todas essas ferramentas poderão ser usadas sem a necessidade de uma assinatura, sendo totalmente liberada para o uso.

A disponibilidade gratuita do Office para esses sistemas já vinha a algum tempo sendo estudada, mas muitos pensavam que não passaria de boato, de conversa e não seria tão cedo liberada; tal decisão ficou mais forte após a união entre a Microsoft e o Dropbox.


Microsoft Office para Android e iOS

Com essa iniciativa, a Microsoft pensa em conquistar o mercado corporativo, uma vez que a empresa de Redmond vem se posicionando cada vez mais como uma incentivadora do uso do Windows e seus dispositivos móveis pelas companhias, fazendo através de novas mudanças em seu sistema de licenciamento do sistema operacional, através da criação de novas oportunidades para o uso da computação em nuvem e da sincronia de documentos em tempo real.

A Microsoft ainda possui um centro de inteligência (marketing) muito avançado, pois ela sabe que nem todos os funcionários e empresas do mundo irão usar um PC com Windows no trabalho ou até mesmo um smartphone com Windows Phone; para isso ela abre a oportunidade para que essas empresas e seus funcionários possam usar outras plataformas, abrindo assim uma solução para que todos possam usar um dos pacotes de software mais conhecido do mundo.

Em nota oficial, o diretor de marketing do Office, Michael Atalla, declara o seguinte: "O movimento se trata exatamente da expansão de ideia que a companhia vem adotando em outros segmentos; a ideia real é a de garantir que todos os usuários destas plataformas possam permanecer produtivos e conectados independentemente do aparelho que esteja usando e assim atendemos a um pedido antigo de muitos de nossos usuários".

Mas há um pequeno, porém, nisso tudo, mesmo com as estruturas corporativas que usam as soluções OneDrive, essas ainda terão que possuir uma assinatura do Office 365 para que possam editar os seus documentos da nuvem em tempo real.

Segundo o site The Verge, um dos maiores motivos para essa iniciativa, é a de garantir que os usuários de tablets Android, iPhones e iPads usem o Office em seu dia a dia, como usam em seus computadores doméstico ou do trabalho e também é uma nova forma de manter a supremacia de seu pacote.